A Campanha Nacional de Vacinação Infantil, contra poliomielite e sarampo, foi prorrogada até a próxima sexta-feira (28/11) em São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A estratégia de Campanha é voltada ao acerto do cartão de vacinação atrasado e apenas crianças que não receberam a vacina num período de 30 dias são vacinadas. Mais de 50% da meta estipulada para o município já foi vacinada.
A imunização contra a poliomielite tem como público-alvo crianças de seis meses até menores de cinco anos. Já a vacinação contra sarampo será aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos. São Pedro da Aldeia recebeu 6.000 doses para vacinação contra poliomielite e 5.000 para sarampo e tem como meta a imunização de 5.590 crianças para pólio e 4.630 para sarampo. É necessária a apresentação do cartão da criança ou cartão de imunização.
O Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Imunização Infantil para garantir a eliminação do sarampo no Brasil e para manter a erradicação da poliomielite. A pólio é uma doença infectocontagiosa grave, responsável pela paralisia infantil. Causada pelo poliovírus, a infecção se dá, principalmente, por via oral. Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A única forma de prevenção é por meio da vacina, a tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola.