O Governo do Estado vai construir 2.240 moradias na comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio. As obras fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. A Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio) já publicou um chamamento público para empresas do ramo da construção civil que queiram apresentar propostas para o empreendimento.
Para a construção das moradias foram desapropriados 86 imóveis em diversos terrenos. Parte da área é ocupada atualmente por 81 galpões, onde 1.560 famílias viviam em condições insalubres. Os locais foram desocupados e cerca de 95% dos moradores já foram cadastrados no aluguel social.
PAC 2 no Jacarezinho
No Jacarezinho, serão aplicados recursos no valor de R$ 609 milhões que beneficiarão aproximadamente 33 mil habitantes com obras de saneamento; controle de cheias nos rios Jacaré e Salgado e de enchentes na localidade conhecida por Buraco do Lacerda; elevação da linha férrea; pavimentação, abertura e alargamento de vias públicas; duas escolas de Ensino Fundamental; Centro da Terceira Idade; Nave do Conhecimento (biblioteca digital); centro esportivo; áreas de lazer; além de melhorias de 500 unidades habitacionais.
O edital de licitação para as obras será lançado nos próximos meses.