Noticias

Estado do Rio reduz em 20% o número de cidades em estado de alerta para a Dengue

 

O Rio de Janeiro apresentou avanços no combate ao mosquito Aedes aegypti em três anos. Entre 2011 e 2014, o número de municípios em estágio de alerta de infestação caiu cerca de 20% – este ano há 15 cidades nesta condição em todo o estado. Atualmente, nenhum município está em situação de risco.

De acordo com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, o controle das larvas nos imóveis também melhorou. Em 2014, 80% dos 78 municípios avaliados tiveram índice de infestação abaixo de 1%, número considerado satisfatório.

De janeiro a julho deste ano, o estado alcançou o menor índice de infestação na história, registrando queda de 97% dos casos de dengue, em comparação com o ano passado. De acordo com a Secretaria de Saúde, até 11 de outubro deste ano foram registrados 6.859 casos de dengue em todo o estado e oito óbitos. Em 2013, foram notificados 212.231 casos e 39 óbitos.

Novas ações reforçam o combate à doença

Segundo o superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Alexandre Chieppe, as ações implementadas para combater e tratar a doença, além da imunização da população, também contribuíram para a queda dos índices.

– Atualmente, o Rio é uma referência nacional no combate à dengue – afirmou Chieppe.

Entre as ações de prevenção, está o programa 10 Minutos contra Dengue, que incentiva a eliminação de criadouros do mosquito em casa. Já no projeto Monitora Dengue, os agentes municipais de saúde receberam smartphones para registrar, em tempo real, informações sobre os locais visitados e a situação dos domicílios.