Noticias

Consumir refrigerante envelhece tanto quanto fumar

refri

Beber refrigerantes ricos em açúcar diariamente pode acelerar o envelhecimento tanto quanto fumar, diz um novo estudo publicado no American Journal of Public Health.

Cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco descobriram que o consumo desse tipo de bebida aumenta a velocidade com a qual as células envelhecem. A pesquisa mostrou que indivíduos que bebiam o equivalente a duas latas de refrigerante de cola por dia tiveram mudanças no DNA que tornaram as células 4,6 anos mais velhas do que realmente eram.

A análise de milhares de amostras de DNA mostrou que pessoas que ingerem a bebida regularmente apresentam telômeros mais curtos do que as que não têm esse hábito. Essas estruturas, encontradas nas extremidades dos cromossomos, protegem o material genético e são um indicador de saúde. Telômeros mais curtos do que a média são vistos como um sinal de doenças e morte prematura.

À medida que o envelhecimento avança, os telômeros ficam cada vez mais curtos, o que danifica o DNA e eleva as chances de doenças relacionadas à idade, como Alzheimer, diabetes e doenças cardíacas. As informações são da revista Time e do jornal Daily Mail.

9 motivos para você não beber mais refrigerantes

1. Osteoporose

O excesso de açúcar aumenta o risco de osteoporose, devido à ação do ácido fosfórico que impede a correta absorção do cálcio, enfraquecendo os ossos. Um estudo da Tufts University descobriu que mulheres que bebiam apenas 3 refrigerantes por semana perdiam a média de 4% nas regiões dos quadris de absorção óssea, a mais que outras mulheres que ingeriam outro tipo de bebida.

2. Obesidade

O consumo de refrigerantes é um dos grandes vilões no ganho de peso e na causa da obesidade mórbida. E é natural que o aumento das calorias consumidas causem o aumento de peso, e até mesmo os refrigerantes diet podem ocasionar este problema, pois está comprovado cientificamente que os refrigerantes “Zero” e Light possuem substâncias que imitam o açúcar, fazendo com que o organismo compreenda que a glicose está sendo absorvida, podendo inclusive causar o aumento da cintura.

3. Diabetes

Uma pesquisa feita com 90 mil mulheres revelou que aquelas que ingeriam uma ou mais bebidas com açúcar como sucos ou refrigerantes estavam mais propensas a desenvolver a Diabetes do tipo 2. As bebidas com açúcar aumentam o nível de glicose em jejum e a resistência à insulina.

4. Infarto

Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que o consumo diário de bebida açucaradas por 22 anos seguidos aumenta em 20% as chances de infarto. E este risco aumenta na mesma proporção da quantidade de bebidas doces consumidas dia após dia.

5. Triglicérides

Esta classe de gorduras são tão prejudiciais quanto o colesterol e mesmo que não ocorra ganho de peso, os refrigerantes com açúcar podem ser prejudiciais para o coração, especialmente nas mulheres. As mulheres que consomem bebidas com açúcar são mais propensas a desenvolver níveis elevados de triglicérides.

6. Cáries

Dentes podres acabam com a beleza de qualquer um, e o alto nível de açúcar dos refrigerantes é o principal causador de cárie dentária.

7. Cálculos renais

De acordo com um estudo do periódico Clinical Journal of the American Society of Nephrology o consumo de refrigerantes e outras bebidas adocicadas pode aumentar de 23% a 33% os riscos de formação de pedras no rim.  Algumas substâncias como oxalato e sódio por exemplo podem ser os causadores destes cálculos.

8. Insônia

Os refrigerantes também podem provocar transtornos do sono como insônia por exemplo, devido aos altos índices de açúcar e cafeína que alguns contêm. Alguns especialistas afirmam que a combinação de cafeína e açúcar podem causar irritabilidade e insônia.

9. Gastrite

O nosso estômago é um lugar muito sensível apesar de ser resistente ao suco gástrico. Contudo a enorme concentração de açúcar, aditivos, aliados ao Ph ácido podem provocar gastrite e até úlceras.