A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) aplicarão provas do vestibular no mesmo dia, 30 de novembro. A coincidência da data dos exames pode afetar estudantes que pretendiam tentar uma vaga nas duas universidades.
A Uerj fará pela manhã o exame discursivo, etapa final do processo seletivo, nas cidades do estado do Rio de Janeiro. A Fuvest aplica no início da tarde a primeira fase do vestibular que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP), apenas em municípios paulistas. As universidades alegam que o calendário será mantido.
Coincidência
O professor José Coelho, da assessoria de imprensa da Fuvest, explica que o calendário de datas dos vestibulares é definido com outras sete universidades de São Paulo. “Qualquer tipo de mudança, seria problemático, porque afeta as outras instituições”, disse.
De acordo com a Fuvest, a reunião que fechou as datas deste ano foi realizada com antecedência, no dia 28 de abril, para que não houvesse coincidência de datas e que uma mudança seria inviável.
Já a Uerj informou que, em princípio, não há possibilidade de alteração da data dos exames discursivos e que os locais de realização das provas já estão reservados.
Repercussão
A estudante de 17 anos, Marianna Averaldo, de Guaratinguetá, criou um abaixo-assinado no site Change.org solicitando a mudança no cronograma das universidades. “Essa triste coincidência de datas fará com que a gente seja obrigado escolher qual prova realizar, além de reduzir nossas chances de aprovação”, lamenta. Até o fechamento dessa matéria, a iniciativa já contava com o total de 1810 apoiadores.