
A amamentação é um benefício para a saúde e o bem-estar de mães e bebês. Por isso, todo ano, de 1° a 7 de agosto é comemorada a Semana Mundial de Aleitamento Materno, com objetivo de incentivar e divulgar esse gesto de amor e solidariedade. A Prefeitura do Rio conta com cinco Bancos de Leite Humano (BLH) em maternidades e 10 entrepostos de coletas, além de promover, em outras unidades básicas de saúde, ações sobre a importância do leite materno para o desenvolvimento da criança. Em reconhecimento a essas atividades desenvolvidas em prol da promoção, da proteção e do apoio ao aleitamento materno, 25 unidades de Atenção Primária têm o título de Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), concedido pelo Ministério da Saúde.
– Essa semana é só uma semana comemorativa, mas devemos pensar em amamentação durante todo o ano. A importância da amamentação é imensa, garante vínculo, proteção contra infecção e é a melhor nutrição para o bebê. Ela é fundamental tanto para as crianças que nascem normais quanto para àquelas que têm alguma situação especial e precisam ficar na unidade neonatal. Pra essa criança e mãe, precisamos ter mais suporte, por isso, contamos com o banco de leite, que garante ao bebê que ele também receba o leite da sua mãe – explicou a coordenadora de Neonatologia da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, Nicole Gianini.
O Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira, é um dos que apoiam o aleitamento materno. A unidade conta com um BLH especializado em receber doação de leite materno para repassar aos recém-nascidos, garantindo os nutrientes desse alimento tanto para prematuros quanto para aqueles que, por algum motivo, não podem ser amamentados. Responsáveis pela execução de atividades de coleta, os bancos de leite fazem a classificação, o processamento, o controle de qualidade e a distribuição do leite humano ordenhado.