
O Procon Estadual, autarquia subordinada à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), realizou nesta sexta-feira (01/08) uma ação,a pedido do Ministério Público,de vistoria em locais interditados e autuados anteriormente. O objetivo era verificar se as determinações dadas aos estabelecimentos foram cumpridas e liberar as áreas interditadas, caso os problemas encontrados anteriormente tivessem sido sanados.
A cozinha do restaurante Rei das Empanadas, localizado em Copacabana, fora parcialmente interditada no dia 27/05 durante a Operação Camisa 10.A mesa de manipulação dos alimentos ficava em frente ao banheiro, a janela não tinha tela de proteção e as condições de limpeza eram péssimas, além de haver produtos armazenados em contato direto com o chão. Todas estas irregularidades foram solucionadas, mas os fiscais encontraram outros problemas: um buraco de esgoto aberto em plena cozinha, onde também foram encontradas baratas.Dessa vez, os agentes interditaram a cozinha em sua totalidade.
Os fiscais retornaram também à filial da rede Mega Mate da Universidade Veiga de Almeida, que teve a cozinha interditada na Operação Bedel, realizada nesta quinta-feira (31/07). A interdição da cozinha da lanchonete ocorreu devido a produtos na cozinha contaminados por resíduos de uma obra que estava sendo realizada no local. Na ação desta sexta-feira os fiscais não encontraram problemas e desinterditaram sua cozinha.
Também não foram encontrados problemas na filial do Supermercado Guanabara em São Gonçalo que foi autuada em 02/01 por restringir a quantidade de produtos comprados pelo consumidor e por colocarà venda 31kg de carne moída pré-fabricada.
Outro estabelecimento totalmente liberado pelos fiscais do Procon Estadual foi o restaurante Alessandro e Frederico, localizado no Shopping Fashion Mall, em São Conrado. Durante uma ação Operação Camisa 10, realizada em 27/05, o proprietário recebeu um Auto de Constatação para sanar os problemas apresentados em um prazo de 40 dias. A má conservação do chão e o teto enferrujado foram solucionadas e o estabelecimento foi liberado para funcionar normalmente.