Noticias

Procon autua 11 açougues e descarta 570kg de carnes impróprias para consumo

procon

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Estadual, realizou nesta quinta-feira (31/07) a Operação Vaca Atolada, cujo objetivo é vistoriar açougues. Foram fiscalizados 13 estabelecimentos localizados no Centro e Zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro e em Niterói. De todos os problemas encontrados, o que mais chamou a atenção dos fiscais foi venda de carne previamente moída, o que é proibido no Rio de Janeiro pelo Decreto Estadual 6538/83.Do total de 569kg e 49g de produtos impróprios para o consumo que foram inutilizados pela fiscalização, 399kg e 566g eram de carne moída. Em apenas dois açougues os agentes não encontraram irregularidades. Todos os outros foram autuados e serão multados.

Entre os açougues irregulares, o que mais apresentou problemas foi o Bom Boi, do Mercadão de Madureira. No local, a fiscalização descartou 236kg de carne moída,4kg e 500kg de alcatra vencida, além de 7kg de frango assado, 3kg de linguiça e 6kg de pedaços de carne sem especificação da data de validade. Também havia ossos, sebos e resíduos de carne armazenados junto às carnes na câmara fria. Os fiscais encontraram carnes bovinas e de frango, além de bebidas, armazenados em contato direto com o piso do estabelecimento. Devido às péssimas condições sanitárias da cozinha, os fiscais deram o prazo de 20 dias para o açougue sanar as irregularidades. Caso isso não ocorra, será interditado.

Em Niterói, vários estabelecimentos foram notificados devido à falta de higiene e de conservação de equipamentos. Duas filias da rede Texas House, ambas no Centro do município, acabaram sendo autuados devido às condições de higiene. Uma delas precisa de conserto no teto e outra tem problemas no armazenamento de produtos. Ambas receberam um prazo de 20 dias para sanar as irregularidades e evitar que sejam interditadas. Outro estabelecimento em Niterói – O Rei do Porco, também no Centro – teve sua câmara fria interditada por estar com rachaduras, mofo e sem material impermeável. A câmara só poderá voltar a ser utilizada após estes problemas serem resolvidos.

No balanço geral, além da carne previamente moída encontrada, os fiscais descartaram 148kg e 736g de produtos sem especificação da data de validade; 42kg e 613g de produtos que estavam em contato direto com o chão; 46kg e 100g de produtos vencidos; e 500g de produtos que se encontravam com a embalagem violada.

Os estabelecimentos que foram vistoriados haviam sido alvo de denúncias feitas por consumidores através do Disque Procon (151) e dos aplicativos digitais da autarquia – Meu Procon-RJ (www.meuprocon.rj.gov.br) e Procon Online (www.procononline.rj.gov.br).

Os açougues fiscalizados que não apresentaram nenhum problema foram os seguintes: M Carnes(Mariz e Barros, 90. Icaraí – Niteroi) e Prime Boutique da Carne (Av. das Américas, 10200. Recreio).

Balanço da Operação Vaca Atolada:

1 – Açougue Avenida (Av. Brasil, 17828, Irajá): Foram encontrados 20,4 kg carne moída em estocagem na área de vendas; 4,2 kg de frango congelado para estrogonofe e 13 kg de farinha rosca em balde com contato direto no chão sem especificação.

2 – Bom Boi Mercadão de Madureira (Av. Ministro Edgard Romero, 215 – Madureira):Foram encontrados 4,5kg alcatra vencida; 7 kg de frango assado, 3kg de linguiça e 6kg de pedaços de carnesem especificação e 200kg de carne moídaestocada na câmara mais 36kg em área de venda.Ossos, sebos e resíduos de carne armazenados junto às carnes na câmara fria.Carnes bovinas, de frango e bebidas armazenados em contato direto com o piso do estabelecimento. Péssimas condições estruturais e sanitárias da cozinha. Foi dado o prazo de 20 dias para sanar as irregularidades.

3 – Texas House (Av. Visconde de Rio Branco, 335, Centro – Niterói): Foram encontrados 12 kg de salsicha e 8 kg de frios sem especificação. Melhoria das condições de higiene e limpeza e conserto do teto. Foi dado o prazo de 30 dias para adequação sob pena deinterdição do local.

4 – Texas House (Av. Visconde de Rio Branco, 225, Centro – Niterói): Foram encontrados3 kg de mortadela vencida; 5kg de salsichae3kg de mortadelasem especificação. Empresa notificada a melhorar as condições de higiene e armazenamento no prazo de 30 dias, sob pena de interdição.

5 – Rei do Porco (Rua Visconde Rio Branco,249. Centro – Niterói): Foram encontrados 6 kg salsicha, 5 kg linguiça e 6 kg coxa e sobrecoxa sem especificação. Produtos com validade divergente da data estipulada pelo fabricante. Câmara interditada até sanar as irregularidades: paredes com rachadura, mofo e sem material impermeável.

6 – Carmano Açougue (Praça Valqueire, 27. Vila Valqueire): Foram encontrados 9 kg de carne moída, 800g de linguiça calabresa sem informação, caixas de carnes e frangos descongelando no chão, sem uso de palets. Funcionários não possuem toucas, nem lavatórios com sabonete liquido e produto antisséptico para mãos. Câmara frigorifica apresenta sinais de ferrugem, dado prazo de 60 dias para realização de obras.

7 – Açougue Bifão (Mons. Félix, 926 loja C. Irajá): Foram encontrados 14,840 kg de carne moída em forma de hambúrguer, 4,280 kg de carne moída em forma de kafta, 3,746 kg de carne moída em forma de almôndega, 32,6 kg carne moída estocada, todos sem especificação, e 2,150 kg pizza vencida.

8 – BoutQuin das Carnes (Av. Rui Barbosa, 153. Loja 112. São Francisco – Niterói): Foram encontrados 3,8kg de língua, 7,5 kg de coração bovino vencidos e 9kg de frango temperado sem especificação.

9 – Açougue Barão(Rua Barão, 963 a 967. Praça Seca): Foram encontrados 26,5 kg carne moída na área de manipulação, 9,7 kg carne moída na câmara, 4,5 kg em bandejas na área de venda.

10 –Açougue do Augusto (Rua Marco Polo, 84. Vila da Penha): Foram encontrados 9,6 kg de pá, 28 kg de seboe 2,8 kg linguiça estocados no chão; 7,2 kg de carne moída; 500g coração com embalagem violada; 2,7 kg de filé de peixe, 600 g de queijo prato, 670 g de muçarela e1,3 kg de presunto sem especificação;2,1 kg de filé de peixe vencido.

11 – Casa de Carnes Nova Rosa (Rua Panamá, 46 – A. Penha): Foram encontrados 30,8 kg de carne moída e 2,2 kg costela salgada estocada em contato com o chão.