Moradores do Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, estão preocupados com o despejo de entulho e acúmulo de lixo em diversos pontos do bairro.Uma rua chegou a ser obstruída pelo lixo descartado irregularmente.
A situação mais crítica parece ser a da Rua Omar Bandeira Ramidan Sobrinho, que chegou a ser totalmente coberto pelo mato, que cresceu em volta do lixo acumulado.
Além do descarte ilegal de lixo, ha varias irregularidades na região,a empresa Terraplanagem Lagoa Feia estacionava carretas e caminhões no meio da rua. Nenhum dos representantes da empresa quiseram gravar entrevista, mas providenciaram a retirada dos veículos.
Outra empresa, a Premium Transporte, que presta serviços a proprietários de veículos, deixa a rua com aparência de um depósito de ferro velho. Apesar da placa indicando que é proibido parar ao longo da via, o proprietário garantiu que não está errado.
A empresa funciona no local há três anos, mas só agora está preparando um terreno para colocar os carros.
O representante da associação dos moradores do bairro, disse que já mandou vários ofícios para a prefeitura denunciando o problema, mas muito pouco foi feito.
Atualmente existem 19 lixões legais em atividade no Estado. Nenhum está localizado na Região Metropolitana, todos ficam no interior do estado. No entanto, pontos com entulho e lixo jogados de qualquer jeito são frequentes.
Na semana passada, um caminhão foi flagrado despejando entulho em Acari, no alto de um morro, próximo à Avenida Martin Luther King. O lixo é um problema em Vargem Grande e na comunidade de Rio das Pedras. No Recreio, onde há muitos terrenos vazios, moradores denunciam que o descarte irregular ocorre de maneira habitual.
A Comlurb informou que vai fazer uma vistoria para identificar de quem é a responsabilidade pelo lixo acumulado na rua citada na reportagem.
Sobre a comunidade de Rio das Pedras, a Companhia disse que recolhe, diariamente, 128 toneladas de resíduos e que vem implantando várias iniciativas, como a coleta domiciliar aos domingos.
Já a Guarda Municipal informou que atua constantemente na região do Recreio para coibir o estacionamento irregular de caminhões. Ela alertou que a população pode e deve denunciar as irregularidades por meio do telefone 1746.