Noticias

Ministério dos Transportes prorroga prazo para estudos técnicos da Ponte Rio-Niterói

O ministério dos Transportes prorrogou até 8 de setembro o prazo para a elaboração e entrega dos estudos técnicos da Ponte Rio-Niterói. O atual contrato de concessão vence em maio de 2015 e não será renovado, o governo já anunciou que vai realizar novo leilão do empreendimento. A portaria assinada pelo ministro dos Transportes, Paulo Passos, autorizando a prorrogação do prazo foi publicada no Diário Oficial do último dia 22.

Segundo a assessoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) por causa da prorrogação do prazo haverá “postergação de 15 dias dos outros demais atos, porém mantendo ainda este ano a publicação do edital e realização do leilão” de concessão da Ponte Rio-Niterói.

A empresas que receberam autorização do governo e estão elaborando a proposta foram a CCR S. A.; EGP – Empresa Global de Projetos LTDA; Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A – Invepar; e a Planos Engenharia S/S LTDA. Elas teriam solicitado ao Ministério um prazo maior para detalhar melhor as propostas.

O vencedor do leilão da Ponte Rio-Niterói deverá construir uma via de acesso à Linha Vermelha. A ponte tem 13 quilômetros (km) de extensão e 10 km de vias de acesso. Trafegam por dia cerca de 130 mil veículos. A tarifa de pedágio para veículos de passeio atualmente é de R$ 5,20.