Noticias

Saiba como lidar com operadoras de telecomunicações

Vamos explicar como funciona o procedimento para cancelamento de assinatura para qualquer tipo de serviço de telecomunicação em geral. Confira os passos:

Fato: sem protocolo você é nada, será destratado, levará chá de cadeira e ás vezes desligam na sua cara (por falta de competência e desconhecimento sobre o assunto). Resumindo: você precisa não só anotar como também perguntar o nome de quem está te atendendo (se possível solicitar o número de registro do atendente).

Todas as operadoras usam o comodato (empréstimo de equipamento) como forma de fidelizar o cliente por 12 meses. O que eles não te ensinam é que existe uma brecha para cancelar o contrato antes do tempo de fidelização, o que você saberá a seguir.

Vamos ao caso:

Fiz uma assinatura com uma empresa de tv a cabo e depois de alguns meses desejei trocar de operadora de tv a cabo. O normal é ligar cancelando e eles usarem a multa (referente ao comodato) para te obrigar a permanecer na operadora, coisa que acabamos aceitando.

Ligue para a operadora e solicite primeiro o protocolo e depois, com o número de protocolo em mãos, solicite a suspensão do serviço. A suspensão do serviço é obrigatória se concedida ao cliente e esta suspensão não gera nenhum custo ao mesmo e o melhor a suspensão é de 6 meses e auto renovável por mais 6 meses, quero dizer que as operadoras ficam sem poder cobrar multa por cancelamento ao cliente.

Quando você fizer essa solicitação, o teu atendente atual (que geralmente está em uma empresa terceirizada de telemarketing) irá transferir sua ligação para o setor de retenção (que é um atendente da própria operadora). Agora, o setor de retenção vai tentar te convencer a não cancelar o plano, eles são insistentes e por isso eles foram contratados, melhor argumento para você utilizar neste momento é viagem internacional a trabalho e que não tem data prevista de retorno ao Brasil e por este motivo não está cancelando e sim apenas suspendendo temporariamente.

Na maioria dos casos, o atendente executará a suspensão no ato, no caso de solicitarem 72 horas para fazer, ligue no mesmo momento para a Anatel, informe o protocolo e faça duas reclamações:

1. Se negam a suspender o meu serviço

2. Me deram um prazo ilegal para a suspensão do serviço

A Anatel solicitará o prazo de 5 dias úteis para atender a solicitação, como de costume. Resultado: a operadora poderá te contactar ou não, porém você não pagará mais conta alguma.

PS: só para alguns leitores leigos, essa regra serve para telecomunicação em geral (telefonia fixa e móvel, Internet e TV a cabo).