Noticias

Prefeitura do Rio proíbe a circulação de van na Avenida Cesário de Melo

Dando continuidade ao trabalho de reordenamento do uso de veículos de baixa capacidade (Vans e Kombis), que atuam no transporte complementar no Município do Rio de Janeiro, a Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e da Coordenadoria Especial de Transportes Complementar (CETC), iniciará nesta terça-feira (15/07) mais um processo de proibição de circulação desses veículos. Os motoristas do Transporte Especial Complementar (TEC) não poderão mais circular na Avenida Cesário de Melo, no trecho compreendido entre a Rua Messias (próximo ao viaduto de Paciência) e a Estrada do Monteiro, em Campo Grande, na Zona Oeste da cidade. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (14/07), através da Resolução 2490.

A medida serve para fazer com que esses veículos passem a ser apenas alimentadores do BRT Transoeste e não venham a competir com esse outro modal. O processo de reordenamento da região também tem por finalidade preparar a entrada do Sistema de Transporte Público Local (STPL) na região compreendida pela AP5, que engloba os bairros de Bangu, Padre Miguel, Senador Camará, Campo Grande, Inhaíba, Santíssimo, Senador Vasconcelos, Paciência, Santa Cruz, Sepetiba, Barra de Guaratiba, Guaratiba, Pedra de Guaratiba, Campo dos Afonsos, Deodoro, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Realengo e Vila Militar. A proibição à circulação do TEC no primeiro momento fica restrita apenas à Avenida Cesário de Melo.

A CETC estará desde as primeiras horas do dia de amanhã realizando operação na região para conscientizar os motoristas sobre a proibição. Cópias da resolução serão distribuídas aos profissionais. O valor da multa para quem insistir em circular em área proibida é de R$ 1.324,60. O motorista poderá ter até mesmo a sua licença cassada caso seja multado duas vezes ou mais. A coordenadoria já enviou ofícios aos batalhões e delegacias da área para que auxiliem, caso seja preciso, no que se refere à segurança durante as operações de fiscalização.