Noticias

Fiperj implanta turma de Informática grátis para comunidades pesqueiras

 

 

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) abre mais uma frente de capacitação para comunidades pesqueiras. É a nova turma de nível básico do Curso de Informática do Telecentro da Pesca Maré, que começa em 4 de agosto, com uma aula semanal das 14h às 15h30. Com foco na inclusão digital, a unidade foi implantada ano passado oferecendo gratuitamente atividades de formação e qualificação para profissionais da pesca, familiares e moradores de comunidades pesqueiras. Para a nova turma, a inscrição pode ser feita até o próximo dia 31 pelo e-mail telecentro.mare.niteroi@fiperj.rj.gov.br, no telefone (21) 3601-5008 ou no próprio Telecentro, que funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, na sede da Fiperj: Praça Fonseca Ramos, s/nº, sobreloja da Rodoviária de Niterói.

Resultado de mais uma parceria do Governo do Estado com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o Telecentro da Pesca Maré promove também ações que visam ampliar o conhecimento dos alunos sobre políticas públicas para o setor pesqueiro e aquícola, utilizando para tanto ferramentas como sites dos governos estadual e federal. Desde sua criação, em maio de 2013, a unidade já beneficiou mais de 300 pessoas com palestras, cursos e outras atividades, todas gratuitas. Com a nova turma que começa em agosto, sobe para três o número de turmas do nível básico, havendo ainda duas do nível intermediário e uma turma do nível avançado. Todas elas com uma aula por semana durante três meses.

O Telecentro é gerenciado pela bióloga Úrsula Hallais, da Fiperj, que resume o principal objetivo da unidade. “Estamos sempre em busca de atividades que possam ampliar a nossa atuação e consolidar o espaço como uma unidade diferenciada de preparação para o mercado de trabalho”. O Telecentro é administrado por um comitê gestor que tem à frente a Fiperj e conta com representantes da Universidade Federal Fluminense (UFF); Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; Sindicato dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro e do Espírito Santo; Associação Livre dos Maricultores de Jurujuba; Colônia de Pescadores Z-7 (Itaipu e Maricá); e Associação dos Comerciantes e Amigos do Mercado de Peixe São Pedro, em Niterói.