A Secretaria do Ambiente lança o site Alô Ambiente buscando aumentar o acesso às ações executadas pela e permitir que a população acompanhe o andamento e os resultados obtidos. O novo canal de comunicação será lançado nesta terça-feira (10/6) e reunirá todos os programas socioambientais desenvolvidos pela Secretaria. O endereço eletrônico é www.aloambiente.com. Os internautas também poderão ter acesso ao Alô Ambiente através do facebook, www.facebook.com/aloambiente, e do instagram, @aloambiente.
No portal, o internauta poderá conhecer as ações de educação ambiental que a secretaria executa, que vão desde programas para compatibilizar as práticas culturais religiosas e preservação da biodiversidade à capacitação em técnicas radiofônicas em comunidades e escolas, para o fortalecimento da participação cidadã e enfrentamento de problemas ambientais que atinjam as comunidades.
O site também reúne informações sobre os programas desenvolvidos nas comunidades pacificadas que buscam aliar sustentabilidade e capacitação profissional, geração de renda e inclusão produtiva dos moradores. O internauta também poderá interagir com a secretaria, apresentando críticas ou sugestões.
Projetos de Educação Ambiental:
Ambiente em ação
O Programa possui três componentes: Elos da Diversidade, Eixo Ambiente Saudável é Ambiente sem Homofobia e Eixo Campanhas.
Elos da Diversidade
Tem como objetivo compatibilizar a realização de práticas culturais religiosas com a conservação da biodiversidade, atuando com educação ambiental e ações de combate à intolerância religiosa. A finalidade é aliar os rituais religiosos à gestão dos territórios protegidos. Suas ações se concentram na capital e Baixada Fluminense e os atores do processo educativo são lideranças religiosas e técnicos de unidades de conservação.
Eixo Ambiente Saudável Sem Homofobia
Concebido 2012, o eixo reconhece a importância da afirmação dos direitos LGBT, por meio de ações, como realização de cursos, palestras, debates e iniciativas de apoio, bem como para agentes ambientais e funcionários da SEA e de órgãos de seu entorno.
Eixo Campanhas
Responsável por todas as campanhas educativas e ações ambientais da SEA do Calendário Socioambiental, também promove a capacitação de agentes ambientais nas comunidades pacificadas e na Baixada Fluminense.
Elos Cidadania
O Programa permite à comunidade do sistema público de ensino uma formação que os qualifique para o desenvolvimento e o fortalecimento de ações coletivas integradas voltadas para o enfrentamento das vulnerabilidades e a gestão participativa dos recursos hídricos e dos remanescentes de Mata Atlântica existentes nos Mosaicos Cariocas e Central Fluminense.
Mãos à Obra
O principal objetivo é promover a Mobilização Comunitária através da educação ambiental para prevenção e enfrentamento de acidentes e desastres naturais, formando monitores socioambientais nas áreas atingidas, com o intuito de fortalecer o poder local e a gestão participativa sobre o território.
Nas Ondas do Ambiente
Capacitação em técnicas radiofônicas e web rádio em comunidades e em unidades escolares, como ferramenta da Educomunicação, voltada para o fortalecimento da participação cidadã e para o enfrentamento de problemas ambientais que atinjam as comunidades locais, direta e/ou indiretamente.
Projetos desenvolvidos nas comunidades:
EcoBuffet
Programa destinado às comunidades pacificadas do Rio de Janeiro, que ensina técnicas de aproveitamento integral dos alimentos. O objetivo é reduzir o lixo orgânico produzido nas casas, disseminar o conceito de gastronomia sustentável, com inserção social e geração de renda.
TV Verde
Prepara moradores de comunidade carentes para trabalhar no mercado audiovisual e promove debates e ações que possam resolver problemas ambientais nas comunidades.
Fábrica Verde
Capacita os alunos a atuar nas áreas de manutenção e suporte técnico de serviços de informática, em oficinas que ensinam a recuperar computadores descartados e reaproveitar componentes dessas máquinas para “reconstruir” máquinas destinadas a telecentros comunitários, além de promover a destinação adequada ao lixo eletrônico.
EcoModa
Transforma roupas que saíram de moda e foram descartadas, jeans surrados ou rasgados, retalhos de todos os tipos de tecidos, CDs e até lonas usadas em propagandas de rua. Tudo pode ser aproveitado na confecção de novas roupas, bolsas e vários tipos de acessórios.
Comunidades Verdes
Forma jardineiros comunitários, ensinando técnicas de jardinagem, plantio e reflorestamento para moradores de comunidades carentes. Além de prevenir acidentes naturais em regiões sujeitas a quedas de barreiras e deslizamentos de terra, o programa prepara jovens para o mercado de trabalho.