Agentes da Operação Lapa Presente, da Secretaria de Governo do Rio de Janeiro, prenderam, na madrugada deste sábado (14/06), um homem foragido da justiça. Renato Almeida Salazar, de 35 anos, foi abordado pelos agentes na Praça Cardeal Câmara. Ele estava em atitude suspeita e não possuía nenhum documento de identificação. O suspeito foi levando para a 5ª DP (Mem de Sá), onde foi constatado que havia um mandado de prisão contra ele pelo crime de tráfico de drogas.
Lançada pela Secretaria de Estado de Governo com o objetivo de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos moradores e frequentadores da região do Rio Antigo, a Operação Lapa Presente deu início às suas ações de fiscalização no dia 1º de janeiro de 2014. Desde então, até a madrugada de 14/06, os agentes prenderam 120 foragidos da Justiça – sendo seis por homicídio, 51 por roubo, 25 por furto, 19 por tráfico de drogas e 19 por outros crimes.
Além disso, 792 pessoas foram detidas por porte de entorpecentes, sendo 766 detidas por posse para consumo e 26 presas por tráfico de drogas. Também foram conduzidas à delegacia 15 pessoas por porte de arma branca, oito por portar arma de fogo, 78 por roubo e furto e 203 por outros delitos. Foram aprendidos também aproximadamente 4,5kg de drogas (maconha, cocaína, crack e ecstasy).
Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social foram acolhidos 5.470 moradores em situação de rua. Foram realizadas ainda ações de fiscalização em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, onde 145 veículos foram rebocados por apresentarem alguma irregularidade.
Atendimento ao cidadão
O Disque Lapa Presente (97954-2424 e 97954-2525) recebeu, desde a noite do dia 1º de janeiro de 2014, 796 ligações. O serviço tem garantia de anonimato ao denunciante.
A ação acontece todos os dias, de forma permanente, entre 21h30 e 5h30. A região do Rio Antigo é patrulhada por 138 agentes que atuarão a pé, em 24 bicicletas ou em 11 viaturas com o logotipo da operação.
Oito órgãos dos governos estadual e municipal atuam coordenados na ação: Secretaria de Estado de Governo, Polícia Militar, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública; de Assistência Social; de Conservação; de Transportes, além da Comlurb. O efetivo circula pelo bairro para coibir roubos, uso e venda de drogas e promover o ordenamento urbano, além de realizar ações sociais como o acolhimento de moradores de rua.