
Agentes da Operação Barreira Fiscal, da Secretaria de Governo do Rio de Janeiro, apreenderam, nos dias 24 e 25 de junho, quatro toneladas de mercadorias importadas sem procedência, em uma ação conjunta com a Receita Federal e com a Secretaria de Estado de Fazenda, no Posto de Nhangapi, em Itatiaia.
A carga, que contava com materiais eletrônicos e esportivos, além de celulares, relógios e óculos, está avaliada em cerca de R$ 1,5 milhão. A mercadoria foi apreendida pela Receita Federal e os proprietários têm o prazo de 90 dias para apresentar a documentação fiscal de entrada no país. Caso contrário, a Receita oficia a Polícia Federal para a apuração do crime de descaminho.
A Operação Barreira Fiscal tem o objetivo de fiscalizar o trânsito de mercadorias no estado e coibir a sonegação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Também atua na apreensão de drogas, armas e produtos pirateados, além de combater crimes ambientais.
A Operação Barreira Fiscal possui cinco postos fixos de fiscalização, localizados em Nhangapí (Via Dutra, em Itatiaia), Levy Gasparian (BR 040), Mato Verde (BR 101 Norte), Angra dos Reis (BR 101 Sul) e Timbó (RJ 186, no Trevo de Itaperuna), além de uma unidade volante, que percorre as principais rodovias do estado.
Publicado em 26 de junho de 2014 às 13:33