Um idoso aposentado tentou subornar um PM da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) do Andaraí, na zona norte do Rio, após ser detido com um carro roubado. A ação foi filmada pelo agente que prendeu o idoso por suborno.
A gravação foi feita dentro da viatura policial. Luiz Maria Garcia Rodrigues, de 71 anos, aparece no vídeo tentando fazer alguma proposta para o soldado Tiago Costa. O suspeito tenta disfarçar e enrola o policial até que oferece R$ 500 para ser liberado. Então o PM dá voz de prisão ao senhor por suborno.
— Senhor Luiz, eu estou informando que o senhor está preso por suborno, está ok? Porque isso não paga meu trabalho e meu caráter, não! O senhor está preso.
O suborno aconteceu após o idoso ser abordado por policiais em um carro roubado no morro do Andaraí. Após a abordagem, Luiz Rodrigues admitiu que a placa do carro era fria e que ele havia comprado o carro por R$ 10 mil. Ele vai responder pelos crimes de receptação e suborno.
Segundo o comandante da UPP do Andaraí, Jean Sanches, os PMs são orientados a filmar as prisões para registrar ações ilícitas como a de Luiz.
— Eles são orientados por mim para que eles façam as filmagens para que não tenha nenhuma dúvida quanto às ações lícitas dos policiais. Eles estão preparados para gravar essas ocorrências caso elas ocorram.