A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) montou um esquema especial de patrulhamento com 488 agentes de controle urbano e de trânsito para o quarto jogo da Copa do Mundo que será disputado no Rio de Janeiro, entre Equador e França, nesta quarta-feira (25/06), às 17h, no Maracanã. A GM-Rio realizará ações de controle urbano, fiscalização das posturas municipais e ordenamento de trânsito, coibindo o comércio ambulante irregular, infrações de trânsito e a atuação de flanelinhas e cambistas, em apoio às autoridades policiais.
A publicidade irregular, por meio de marketing de emboscada, e a consumação de bebidas alcoólicas no entorno do estádio do Maracanã também serão alvos da fiscalização da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). As ações contarão com apoio de guardas bilíngues, para orientação aos torcedores estrangeiros. A operação especial ainda vai contar com emprego de equipes do programa Lixo Zero.
As ações de fiscalização serão coordenadas de um Centro Móvel de Comando, que ficará baseado próximo ao local do evento e contarão com apoio de uma torre de observação, plataforma de aço que pode ser rebocada para qualquer lugar e subir a uma altura de nove metros. O equipamento conta com uma câmera de vigilância digital com visão 360º e capacidade noturna, que alcança até dois quilômetros de distância. Além disso, possui um potente sistema de alto-falantes e canhões de luz.