
Para comemorar o Dia Mundial do Dador de Sangue, neste sábado (14/06), o Hemorio vai realizar uma série de eventos e atividades com o objetivo de agradecer e sensibilizar a população sobre a necessidade de doação frequente.
O instituto, que abastece cerca de 200 hospitais em todo o estado, vai montar uma unidade móvel na sede do clube Olaria, no domingo (15/06), na campanha Jogada de Craque, uma parceria com o clube e da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que espera receber 120 candidatos.
Já na sede, no Centro, acontecerá mais uma edição do Chicleteiro Sangue Bom, que vai reunir integrantes de fãs-clube da banda de axé Chiclete com Banana. Segundo Helder Viana, que organiza a campanha há oito anos, a continuidade da ação permite com que os doadores se tornem habituais.
– É importante que todos compreendam que o ato da doação deva fazer parte da rotina de todos nós, brasileiros. Todos os anos conseguimos trazer mais doadores para a campanha, que já cresceu bastante – explicou Helder, que espera receber amanhã pelo menos 50 “chicleteiros”.
O Dia Mundial do Dador de Sangue foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em maio de 2005. A escolha da data tem por objetivo homenagear o nascimento de Karl Landsteiner, o médico e biólogo austríaco que descobriu o fator RH e que foi agraciado com o Nobel de 1930, pela classificação dos grupos sanguíneos através do sistema A B 0.
Serviço:
Campanha Jogada de Craque (com a Igreja Adventista do Sétimo Dia) – Olaria Atlético Clube – Rua Bariri, 251 – das 9 às 14 horas
Chicleteiro Sangue Bom – Hemorio – Rua Frei Caneca, 08 – Centro – das 7 às 18 horas