Noticias

Cedae aumenta oferta de água em Nova Iguaçú

Cedae - Nova

O Governo do Estado inaugurou, nesta terça-feira (24/6), a nova adutora para o sistema de abastecimento de água dos bairros Jardim Viga e Jardim Esplanada, no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A nova tubulação acrescenta 15 milhões de litros por dia à vazão do sistema, beneficiando diretamente 33 mil moradores. Foram investidos cerca de R$ 5 milhões na obra, realizada em parceria com o Governo Federal e a prefeitura.

– No fim do mês, vamos assinar com o Governo Federal para universalizar o abastecimento de água na Baixada Fluminense, com a criação da Estação Guandu 2. Este será o maior investimento na historia da Cedae – afirmou o governador Luiz Fernando Pezão.

Com a nova adutora de Nova Iguaçu, foram assentados três quilômetros de tubulações de ferro fundido e aço de 300 milímetros de diâmetro com uma travessia subterrânea sob a Rodovia Presidente Dutra (BR-116). Ela vai transportar a água oriunda do sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu.

De acordo com o presidente da Cedae, Wagner Victer, os moradores começarão a sentir os efeitos da nova adutora nos próximos 15 dias.

– Estamos inaugurando uma fase de pré-operação, com pressurização e realização de ajustes e correções durante a semana. Esta e uma obra muito esperada pela comunidade e vai beneficiar mais um conjunto de bairros de Nova Iguaçu – disse Victer.

 

 

Água de qualidade

Presente na inauguração da nova adutora, o prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, destacou a presença do Governo do Estado na Baixada Fluminense.

– O Estado tem feito muito pela região e nós sabemos do passado de dificuldades dos moradores em relação ao abastecimento de água. Este é mais um passo para sanar o problema – afirmou o prefeito.

Morador do bairro Jardim Viga há mais de 5 anos, o comerciante Elias Peixoto, de 61 anos, comemora as intervenções.

– Uma obra assim traz mais qualidade de vida para os moradores. A iniciativa também traz benefício à saúde da população, que pode confiar na qualidade da água – disse Elias.

O pedreiro Luiz de Lima, de 59 anos, está otimista com a nova adutora no município, onde vive há mais de 30′ anos.

 

– Fico muito feliz em ver que a nossa região esta sendo contemplada. Água de qualidade é fundamental para vivermos bem – afirmou Luiz.