Noticias

Posto de gasolina é interditado pelo Procon-RJ

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro (Seprocon), por meio do Procon Estadual, realizou nova ação da Operação Meia Bomba nesta quarta-feira (16/04), em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem-RJ). A operação vistoriou dois postos de gasolina. O posto Bandeira 2 da rede Shell, que fica na esquina das ruas Mena Barreto e Paulo Barreto, em Botafogo, teve três bombas de combustível interditadas  por estar com sua medição eletrônica adulterada. Uma bomba de etanol registrava 560 ml a menos do que efetivamente era vendido. Já em uma bomba de gasolina especial era registrado 384 ml a menos, e numa outra de óleo diesel foram 200 ml a menos. As bombas foram lacradas e o sistema de medição eletrônica delas precisa ser corrigido e reavaliado pela fiscalização para que elas sejam liberadas. Devido a adulteração encontrada nas bombas de combustível, o gerente do posto foi encaminhado pelos fiscais do Procon Estadual para a DDSD para prestar depoimento.

O posto Rapunzel localizado em Santa Cruz, na esquina da Av. Brasil com a Av. Padre Guilherme Decaminada, foi interditado pelos fiscais por se apresentar com pertencente à rede BR Distribuidora, da Petrobras. O posto esteve ligado à rede no passado, mas agora é independente, não pertence a nenhuma rede e não recebe mais combustível da BR Distribuidora. Os fiscais determinaram que o posto ficasse fechado até que mudasse toda a sua apresentação visual e retirasse qualquer referência à BR Distribuidora de sua fachada e dos seu equipamentos. O posto também foi autuado pelo fato de não constar o preço em nenhum de seus produtos à venda e ter cinco garrafas de 600 ml de refrigerante fora do prazo de validade na lanchonete localizada no seu interior.

O gerente do posto Shell, em Botafogo, foi encaminhado à Delegacia de Defesa de Serviços Delegados (DDSD) para prestar depoimento sobre a adulteração das bombas, e posto Rapunzel, em Santa Cruz, acabou sendo fechado por se apresentar, enganosamente, como da bandeira BR. Ambos os postos foram autuados eserão multados.