Noticias

Polícia Militar forma 1° Grupo de Intervenção Tática da Coordenadoria de Polícia Pacificadora

2011775

A Polícia Militar formou o primeiro Grupo de Intervenção Tática da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP). Composta por 86 policiais de UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), a equipe vai atuar, inicialmente, nas comunidades do Alemão, Penha, Rocinha e Pavão-Pavãozinho.

A qualificação, que durou duas semanas, incluiu aulas sobre abordagens a pessoas, veículos e patrulhamento. As atividades práticas aconteceram na sede do Centro de Operações Especiais (COE). O grupo passou por simulações aplicadas, até então, realizadas apenas no Curso de Operações Especiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), como embarque e desembarque de aeronaves.

– A capacitação é fundamental para o contínuo processo de pacificação no estado – disse o subcoordenador de Polícia Pacificadora, coronel Cláudio Lima Freire.

O coordenador do estágio e chefe do Centro de Instruções do COI, major Luciano Pedro, destacou ainda o papel dos formandos de atuarem como agentes multiplicadores.

– Caberá a esta equipe transmitir o conhecimento para os demais agentes que atuam nas UPPs – afirmou o major Luciano.

Os soldados formados vão ficar na sede da CPP à disposição das UPPs. O grupo exaltou a importância da qualificação.

– O treinamento nos agregou conhecimento e é sempre bom estar aprendendo – disse o soldado Rodrigo Braga, que era lotado na UPP Fé/Sereno, no Complexo da Penha.