Noticias

Novo Centro de Inovação é inaugurado no Rio

O novo Centro de Inovação ficará sediado na Avenida Rio Branco, nº 1, no Centro do Rio, e suas atividades, previstas para iniciarem em setembro, serão focadas no desenvolvimento de soluções inovadoras utilizando tecnologias de HPC (High Performance Computing), Big Data e Internet das Coisas (IoT, da sigla em inglês) nas áreas de Pesquisa de Óleo e Gás e Cidades Inteligentes. Além disso, promoverá qualificação de ponta em HPC, fundamental para a exploração do pré-sal, e soluções que agregam inteligência na Nuvem a serviços públicos e privados. As atividades englobam ainda o trabalho com startups e a interação direta com outros centros de pesquisa, empresas privadas e universidades para provas de conceito, incubação de novos aplicativos e suporte ao desenvolvimento.

A escolha do Rio de Janeiro como sede do Centro de Inovação foi influenciada pela forte presença, no Estado, de empresas do segmento de Óleo e Gás, que fazem uso constante das tecnologias de computação de alto desempenho, segundo a Intel.

– O Rio de Janeiro é um lugar maravilhoso e buscamos um centro de excelência para essa instalação. Essa cidade é o centro de pesquisa de óleo e gás do mundo, de fato, com a instalação de empresas como a Petrobras, do Parque Tecnológico no Fundão, entre outras. Nosso investimento visa dois objetivos que são o desenvolvimento de empreendedores, de novos negócios e a capacitação nacional, e o desenvolvimento de recursos humanos, através de bolsas de estudos a pesquisadores, e pesquisas de ponta – explicou o diretor-executivo de Estratégia e Inovação da Intel no Brasil, Fernando Martins.

O Centro, que será instalado em área com os mais avançados recursos tecnológicos no Rio, oferecerá sistemas de hardware e software de última geração, com os processadores e softwares considerados o estado-da-arte e desenvolvidos pelo Intel Labs. O espaço contará com três áreas: uma dedicada aos sistemas para uso das empresas em Provas de Conceito (PoCs) e Projetos-Piloto; outra para o desenvolvimento de projetos de universidades e centros de pesquisa apoiados pela Intel no país; e uma terceira para incubar startups e fomentar o surgimento de novos produtos ou serviços para o mercado brasileiro via o empreendedorismo.

Dentre as ações da parceria com os governos, a Intel apoiará Programas de Startups da Prefeitura do Rio e do Governo do Estado e oferecerá o Centro de Inovação para que novas empresas desenvolvam suas aplicações sem custos com computação ou software de programação. Em contrapartida, os dois governos auxiliarão no fomento de bolsas de pesquisa e de projetos.

A instalação do Centro de Inovação no Rio é ainda resultado de um acordo firmado, em fevereiro de 2013, entre a Intel e o Governo Federal, com o intuito de incentivar o desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) que ajudam a inserir o Brasil em cadeias globais relacionadas às áreas de interesse nacional, como energia e transportes. Esse acordo totaliza um investimento de R$ 300 milhões da empresa no Brasil em Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação (PD&I), no período de cinco anos, e está alinhado ao Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior), do Governo Federal, que tem como meta o incremento das atividades das TICs no país.

Também participaram da cerimônia de lançamento o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho; o secretário de estado de Ciência e Tecnologia, Alexandre Vieira; além de outras autoridades e professores de universidades e centros de pesquisas.