Noticias

Mais de 50 espécies de peixes estão em exposição na FIPERJ

A exposição “A Vida na Água – Um mergulho no conhecimento” termina nesta quinta-feira (10/04). A mostra foi aberta no último dia 2 por crianças autistas e seus familiares em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo na sobreloja do Terminal Rodoviário Roberto Silveira, no Centro de Niterói, na sede da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap).

A exposição tem entrada gratuita e recebe visitantes de segmentos bem diferenciados. A começar por alunos de todas as idades de escolas públicas e privadas até grupos de idosos, passando por universitários como os de biologia marinha das Faculdades Integradas Maria Thereza (Famath), que fizeram a visita nesta terça-feira, 8.

Na mostra, os visitantes têm contato com 50 espécies vivas (entre peixes, crustáceos e moluscos), receberam informações e esclareceram dúvidas com os orientadores. Aluno do 7º período, Maurício Contreiras Queiroz achou linda a exposição e ficou empolgado com as orientações recebidas durante a visita guiada.

– Fui estudante de Ciências Biológicas e agora curso /biologia Marinha, pois tenho interesse em cultivar peixes. E as informações recebidas aqui foram bem importantes disse Maurício.

A exposição pode ser vista das 9h às 12h e das 13h às 17h, com informações pelo telefone (21) 2705-7060.

A Vida na Água

Realizada pela empresa Acqua Produções, a exposição é apresentada em uma arena octogonal cercada por aquários de águas doce e salgada. Segundo o biólogo marinho Rafael Franco, técnico de aquicultura ornamental da Fiperj, a mostra conta com os aquários temáticos Turma do Nemo (com personagens do filme, como o peixe-palhaço); Monstros dos Rios (com peixes de grande porte em um tanque central de quase 3 mil litros, tendo como protagonistas o pirarucu e a arraia amazônica); e Mini Mangue (espécies de mangue, como o caranguejo); além de tanques de contato que proporcionam aos mais curiosos e corajosos tocar em espécimes vivos, como a esponja e a estrela do mar. A exposição conta, ainda, com banners com textos, fotografias e mapas. Durante a visita, biólogos abordam assuntos como a diversidade das espécies, a importância da preservação de cada ecossistema, a ocupação humana e a seleção natural.