Para fortalecer a integração entre as cidades da Região Metropolitana, o Governo do Estado do Rio de Janeiro vai criar um órgão de assessoramento com as prefeituras. O objetivo é reunir os chefes da esfera municipal para discutir temas como Saúde, Saneamento e Mobilidade Urbana. O anúncio foi feito neste domingo (6/4), durante a abertura de uma reunião do prefeito da cidade do Rio de Janeiro com seu secretariado, no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca.
Após acertar a participação da capital, o governador afirmou que vai convidar os demais prefeitos nos próximos dias para se reunir e ‘desenhar’ o órgão.
Parcerias
Neste sábado (5/4), o Rio de Janeiro ganhou dois projetos que vão ampliar a integração entre as regiões. Contando com empréstimo de US$ 50 milhões do Banco Mundial, o Governo do Estado executará o Programa de Fortalecimento da Gestão do Setor Público e do Desenvolvimento Territorial Integrado – Rio Metrópole (Progestão II). A proposta é melhorar a gestão articulada de políticas públicas territoriais por meio de três componentes: desenvolvimento urbano e sustentabilidade; desenvolvimento social; e sustentabilidade fiscal.
Em parceria com a União, o Governo do Rio autorizou também o início das obras de complementação da Via Light. As intervenções permitirão a ligação do centro de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, à Avenida Brasil, na altura de Guadalupe, na Zona Norte do Rio. O novo corredor expresso vai melhorar a mobilidade entre várias cidades do Grande Rio. A previsão é de que as obras sejam entregues no primeiro semestre de 2016.
O trecho terá dois túneis, com uma faixa exclusiva para o BRT – projeto da Prefeitura do Rio de corredores expressos exclusivos para ônibus articulados – e 12 viadutos em pontos chaves do traçado, atendendo aos principais bairros de sua área de abrangência. A interseção com a Avenida Brasil será um viaduto com seis faixas de rolamento em estrutura metálica, com a utilização de metodologia de lançamento inovadora.