
O dono da equipe de basquete californiana, Los Angeles Clippers, Donald Sterling, foi banido hoje (29) por toda a vida da Associação Nacional de Basquete (NBA, sigla em inglês). Com a medida, ele não poderá participar de nenhuma partida da NBA e terá de pagar uma multa de US$ 2,5 milhões. Além disso, a NBA deve pressioná-lo a vender a franquia da equipe, o mais rápido possível.
A punição foi anunciada pelo comissário da NBA, Adam Silver. As investigações foram iniciadas após uma gravação telefônica entre Sterling, de 80 anos, e a namorada dele. Na conversa, ele faz declarações preconceituosas contra negros. Além da gravação, atletas da equipe também haviam feito denúncias de comentários racistas e ofensivos antes de partidas.
Segundo Silver, as investigações chegaram à conclusão de que Sterling é o responsável pelas declarações. Em um pronunciamento publicado no site da NBA, o comissário disse que este é um momento de “dor para a família NBA”, mas que a associação agiu rapidamente para punir o comportamento racista do dono do Los Angeles Clippers.
“As opiniões expressas por Sterling são muito ofensivas e não tem lugar na NBA”, afirmou.
De acordo com a NBA, a multa é o valor máximo permitido dentro do regulamento da associação e o dinheiro deverá ser doado a organizações que lutam contra o racismo.
Em ligação telefônica divulgada pelo site TMZ, o dirigente recrimina sua namorada por uma foto ao lado de Magic Johnson e afirma que não quer negros nos jogos de sua equipe na NBA.
“Me incomoda muito você querer aparecer ao lado de pessoas negras. Por que você faz isso? Você pode dormir [com negros], pode trazê-los, pode fazer o que quiser. A única coisa que peço a você é que não divulgue isso. E não os traga aos meus jogos”, disse Sterling.
“Só quero dizer que, na porcaria do seu Instagram, não precisa aparecer você andando com pessoas negras. Não o coloque [Magic] em seu Instagram para que o mundo possa ver e então me ligar. E não o traga aos meus jogos”, completou.
Sterling tem um documentado histórico de intolerância racial. O empresário já foi multado em duas oportunidades pelo Governo por se recusar a alugar seus imóveis a negros e latinos. Também foi processado pelo ex-jogador e ex-executivo dos Clippers Elgin Baylor por discriminação.
Procurado pelo site norte-americano, Magic Johnson evitou se aprofundar na polêmica. “É uma pena que Donald Sterling sinta isso dos afroamericanos”, comentou o ex-jogador.