Noticias

Volta Redonda ganha Centro de Atendimento para Pessoas com Alzheimer

O Centro de Atendimento para pessoas idosas com Alzheimer e Familiares (DIA) foi inaugurado nesta quarta-feira (26/3), no bairro Jardim Paraíba,  em Volta Redonda. O lugar, que deve atender os quase 2 mil moradores do município na fase intermediária da doença, representa o investimento de R$ 1,5 milhão da prefeitura.

Os 870 metros de área construída nasceram de um sonho do cirurgião dentista aposentado, Jorge Pantaleão. Em 1999, a mulher dele, Maria, então com 70 anos, começou a apresentar os primeiros sinais da doença. Desde essa época ele tem se esforçado para levar informação para as famílias que demoram até mesmo para diagnosticar a doença.

– Nós enfrentamos todas as dificuldades que as famílias enfrentam. O nosso sonho era ter um espaço desse e agora ele está pronto. O Alzheimer pode atingir todas as classes sociais e muita gente não tem como cuidar bem de uma pessoa com essa doença. Esse lugar vai atender todas as famílias de Volta Redonda. Vamos capacitar essas pessoas para cuidarem dos seus idosos com dignidade – afirmou Jorge.

O centro, que é pioneiro no atendimento aos portadores do Alzheimer no país, conta com salas de atividades e repouso, cozinha, refeitório, área de convivência coberta, para caminhada, banheiros adaptados e um auditório para 60 pessoas. Os pacientes poderão participar de oficinas terapêuticas de artes, música e terapia ocupacional, além de auxiliar os familiares.