Esporte

Revista da Fifa fala mal do Brasil e dos brasileiros

35

A revista “Fifa Weekly” publicada nesta sexta-feira, 21, pela entidade traz um retrato constrangedor do Brasil. A publicação diz que o País não respeita a pontualidade, deixa tudo para a última hora e seu povo não respeita fila. A reportagem Brazil for Beginners (Brasil para Iniciantes) diz que no Brasil “sim” nem sempre quer dizer “sim”. Segundo o artigo, o brasileiro é “aberto” e “otimista” e nunca começa uma frase com um “não”. A “Fifa Weekly” também aborda o costume do povo brasileiro ter sempre muito contato corporal, ao contrário dos europeus. O trânsito selvagem também é abordado pela publicação. No tópico “Sobrevivência dos mais fortes”, diz que quem está a pé é ignorado e que os carros não respeitam até mesmo a faixa de pedestres. No último tópico, o assunto é “paciência”. O autor chega a usar termos “relaxa e aproveita” em português para explicar que aqui tudo fica para a última hora. Recomenda ao turista que “mantenha o controle dos nervos” e explica que tudo vai dar certo e vai estar pronto ao final, inclusive os estádios.

VEJA DICAS DA FIFA PARA TURISTA QUE VISITARÁ O BRASIL

1 – Sim não significa sempre sim: é a entonação da voz que define se o sim é realmente um sim, ou um talvez. Por isso, “não espere o telefone tocar nos próximos cinco minutos” se um brasileiro dizer “te ligo na sequência”.

2 – O tempo é flexível: não espere que o brasileiro seja pontual. “Se duas pessoas marcam de se encontrar às 12h30, elas vão se ver a partir das 12h45”.

3 – Contato corporal: brasileiros não estão acostumados com o jeito dos europeus de se manter educadamente uma distância entre um e outro. Eles falam usando as mãos e não vão hesitar em tocar na pessoa com quem estão falando.

4 – Filas: Esperar pacientemente numa fila não está no DNA dos brasileiros, que preferem cultivar o caos.

5 – Sobrevivência das maiores: nas ruas, os pedestres são ignorados, e mesmo na faixa de pedestres, raramente um motorista vai parar.

6 – Controle-se: se você vai a um restaurante de churrasco em que você pode comer à vontade e quer imediatamente pegar o menu de carnes, lembre duas coisas: não comer pelo menos 12 horas antes da refeição e consumir em pequenas doses, pois a melhor carne é servida geralmente por último.

7 – Experimente açaí: dizem que tem os mesmos efeitos de uma bebida energética.

8 – Fazer topless: corpo nu e arte em um corpo feminino podem ser vistos no Carnaval, mas você não vai ver isso todos os dias no Brasil. Os biquínis no Brasil possuem menos tecido em relação aos da Europa, mas eles ainda são usados o tempo todo. Curtir a praia sem biquíni é proibido e pode resultar em multa.

9 – Sem espanhol: o idioma nacional é o português. Se você falar que Buenos Aires é a capital do Brasil você pode ser deportado.

10 – Tenha paciência: no Brasil, as coisas são feitas nos últimos minutos. Isso vale até para os estádios. E se tem uma coisa acima de todas que um turista deve se lembrar, é não perder a paciência e segurar os nervos. Uma atitude brasileira para resumir isso é: relaxa e aproveita.

Sera que a FIFA se inspirou na ministra Marta Suplicy

Essa publicação da revista da Fifa faz lembrar da Polêmica  frase da então  ministra do Turismo, Marta Suplicy que é sexóloga ao ser perguntada sobre o que dizer aos turistas diante dos recentes problemas nos aeroportos,sugeriu aos passageiros enfrentar as dificuldades nos aeroportos do país com um velho ditado:    “Relaxa e goza porque você vai esquecer dos transtornos”.