Educação

Pronatec irá ofertar cerca de 1,3 milhões de vagas em cursos gratuitos até junho

pronatec-logo1

Em todo o país, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego irá oferecer 1,3 milhões de oportunidades neste primeiro semestre. O Pronatec tem cursos técnicos com carga horária mínima de 800 horas em dois formatos: integrados ao ensino médio, modalidade em que o estudante cursa o nível médio em paralelo à educação profissional; e cursos técnicos dirigidos a quem já concluiu o nível médio.

Cursos Gratuitos Pronatec

No Pronatec são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT, em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio.

São três tipos de curso:

Técnico para quem concluiu o ensino médio, com duração mínima de um ano;
Técnico para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano;
Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, para trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda, com duração mínima de dois meses.

Consultar cursos Disponíveis na sua cidade:

Há 644 opções de cursos, oferecidos por institutos federais de Educação e entidades do Sistema S (Senai e Senac). A listagem das modalidades pode ser consultada seguindo o passo-a-passo:

1. Acesse: http://spp.mec.gov.br/cadastro-online/meu-cadastro/
2. Preencha os campos obrigatórios (com *) e clique em pesquisar;
3. Localize o Curso de Interesse e clique em: Inscreva-se. No final deste artigo existe como se cadastrar para ser notificado por e-mail quando forem abertas vagas.

cursos pronatec consulta

Cadastro para recebimento de Vagas

Os interessados em participar dos Cursos Pronatec podem se cadastrar para serem notificados por e-mail quando até 3 cursos forem abertos na sua cidade.
Basta acessar http://spp.mec.gov.br/cadastro-online/notificar e preencher os campos com *.