Noticias

Projeto de Ginástica Olímpica beneficia jovens da Baixada Fluminense

1983564

O município de Mesquita, na Baixada Fluminense, será o primeiro do estado a receber o piloto do projeto Brasileirinho, da ex-ginasta Daiane dos Santos. Contando com apoio da Secretaria de Turismo, o Brasileirinho de Mesquita vai oferecer aulas gratuitas de ginástica artísticas e atividade circense para 200 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 14 anos.

Após negociação com o Governo do Estado e a Prefeitura de Mesquita, a ex-ginasta escolheu a Vila Olímpica de Edson Passos para abrigar o projeto.

– O núcleo será muito bem instalado. Sempre quis desenvolver algo neste sentido e agora que não participo mais de competições poderei me dedicar a ele integralmente – disse Daiane.

Com objetivo de diminuir a evasão escolar, o Brasileirinho de Mesquita vai exigir como pré-requisito que as crianças e adolescentes participantes estejam frequentando assiduamente uma escola.

– Não é novidade que o esporte possa ser um agente protagonista no desenvolvimento social e na formação do cidadão. Apoiamos o projeto Brasileirinho por acreditar que ações como esta auxiliam na formação de um estado em que todos sentem orgulho de viver. E como diz a máxima: lugar bom para o cidadão é um lugar maravilhoso para o turista – afirmou o secretário de Turismo, Ronald Ázaro.

Em até 60 dias, a prefeitura do município realizará um concurso para selecionar os professores e aqueles que morarem em Mesquita terão prioridade. A escolha da equipe será feita pela Daiane. A previsão é de que as aulas comecem ainda no primeiro semestre deste ano.

Primeira ginasta brasileira a garantir a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Ginástica Artística de 2003 nos Estados Unidos, Daiane pretende, a médio prazo, ampliar a parceria e levar o projeto a mais municípios.