O Procon Carioca, órgão da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor, prossegue nesta sexta-feira (21/03) com a fiscalização nos mercados para a retirada do leite da marca Elegê integral, semi-desnatado e desnatado. Após receber inúmeras denúncias da população, o órgão suspendeu a venda desse produto nos estabelecimentos da cidade. Os fiscais recolheram seis mil e 500 litros de leite da marca em seis mercados do município – dois no Centro, um na Tijuca e três na Zona sul. Os produtos que apresentaram problemas, identificados até o momento, pertencem aos lotes CDSA 16:533; CDNZ23:553 e CDVP
06:093.
A BRF (Brasil Foods), empresa proprietária da marca Elegê, notificada pelo órgão para retirar o leite Elegê do mercado e suspender a venda do produto em todo o município do Rio de Janeiro, garante que irá reparar qualquer dano aos consumidores, dispondo-se à troca ou reposição dos produtos que tenham sido comprados. A empresa informou ainda que está elaborando laudo técnico e que já vem tratando do assunto com os órgãos responsáveis pelo licenciamento e garantia da qualidade dos produtos.
O Procon Carioca orienta aos consumidores que não consumam o leite da marca Elegê até que todas as questões sejam respondidas. Em caso de troca, o órgão alerta para a importância de se guardar as notas fiscais da compra além dos produtos.
A empresa BRF foi notificada pelo Procon Carioca com base no Código de Defesa do Consumidor, artigo 18, parágrafo 6º, que trata das responsabilidades de oferecer alimentos impróprios ao consumo, e poderá ser multada em R$ 1.210.000 (um milhão, duzentos e dez mil reais), além de responder por crime contra o consumidor.
29/03/14
o leite cdvp 10:43 esta contaminado?