Noticias

Greve dos garis no Rio de Janeiro é um reflexo da desvalorização do trabalhador Brasileiro

A greve dos garis no Rio de Janeiro é um reflexo da desvalorização do trabalhador  Brasileiro que trabalham muito e ganham pouco. No Brasil um trabalhador trabalha o més inteiro e ganha uma miséria de salário e quando chega no dia de quitar as contas básicas, não tem como quitar  as suas dividas.

Os garis executam um trabalho cansativo sujo e difícil é nem por isso recebem um salário digno a altura do esforço que é exigido para execução das tarefas,e quando param para reivindicar o que lhes é  merecido o que recebem é a demissão,A prefeitura gasta milhões com a retirada  do lixo não dar para entender o porque dos garis receberem essa miséria de salário.

 A miséria de salario 

Segundo a Comlurb, a partir de abril, um gari em início de carreira terá como piso salarial R$ 874,79 mais 40% de adicional de insalubridade, totalizando um vencimento de R$ 1.224,70. Além do aumento salarial, o acordo garantiu mais 1,68% dentro do Plano de Cargos, Carreiras e Salários, com progressão horizontal.

A demissão   após a greve 

A Comlurb informou na manhã desta terça-feira (4) que vai demitir cerca de 300 funcionários. Segundo o comunicado, a medida foi tomada após o grupo ter faltado o trabalho na segunda-feira (3). O processo de demissão já foi aberto, informou a Comlurb, explicando que a a iniciativa foi tomada com base na cláusula 65 do acordo firmado entre o sindicato da categoria e a companhia. Na nota, a companhia informa que os funcionários que voltaram ao trabalho terão os dias parados abonados.

O acordo firmado entre a categoria e a Comlurb garante 9% de aumento salarial para os cerca de 15 mil garis da cidade. Por lei, as duas partes tinham até o dia 31 de março para fechar um acordo, mas, segundo a Comlurb, “tendo em vista o movimento de um grupo sem representatividade que vinha interferindo na rotina do trabalho de limpeza da Comlurb nos últimos dias, a companhia e o sindicato aceleraram as negociações e definiram itens importantes da pauta de reivindicações”. A companhia já vinha em um processo de negociação com o sindicato da categoria, como faz anualmente no período do acordo coletivo.