Noticias

Fenômeno natural faz brotar fogo no subsolo de Rio das Ostras

Incêndio em Rio das Ostras (Foto: Gabriel Sales/Secom Rio das Ostras)

Um fenômeno natural está ocasionando incômodo a moradores de Rio das Ostras, no interior do estado do Rio. Com a falta de chuva, já são 60 dias, e o forte calor, parte da área rural de Cantagalo está em pegando fogo no subsolo causando mal cheiro, com reflexos nas localidades do Recanto, Nova Cidade, Centro, Costa azul e Terra Firme.

O fenômeno acontece há 15 dias. O fogo brota do subsolo de uma área denominada de turfa, que é formada por material de origem vegetal, em decomposição, encontrado em regiões brejosas ou pantanosas, segundo a Prefeitura. Após receber denuncias, o secretário de Ambiente, Nivaldo Talon, identificou o problema e deslocou uma equipe técnica com uma retroescavadeira para isolar a área onde o fogo brota.

A falta de chuva que vem atingindo o município dificulta a eliminação desses gases. A turfa é um solo rico em matéria orgânica que pega fogo muito fácil, mas de difícil de ser combatido, porque ele brota na pastagem.

O mau cheiro acaba sendo percebido pela manhã e durante a noite, quando os ventos diminuem deixando a fumaça mais concentrada. Este fenômeno apresenta cheiro muito parecido ao da queima de lixo, o que não é caso, já que o município possui aterro sanitário localizado em Vila Verde. Para tentar minimizar o problema, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil tentam controlar o incêndio.