
EUA – A Casa Branca informou nesta quinta-feira que existe a possibilidade de uma nova área de busca pelo avião da Malaysia Airlines, que está desaparecido desde o dia 7. As buscas, que antes estavam centradas na região entre a Malásia e o Vietnã, podem se estender para o Oceano Índico. Autoridades americanas disseram que uma “nova informação” impulsionou a mudança, mas não foi divulgada qual seria essa informação.
“É de meu entendimento que baseado em novas informações, não necessariamente conclusivas, mas novas informações, uma nova área de busca pode ser aberta no Oceano Índico”, disse o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney. “Nós estamos consultando nossos parcerios internacionais sobre apropriados meios para dirigir para lá”, acrescentou ele.
Carney disse que os parceiros internacionais estão sendo consultados sobre meios apropriados para começar as buscas no Oceano Índico. “Nós estamos analisando a nova informação, procurando possíveis ligações e trabalhando em conjunto com investigadores que estão sendo liderados pelo governo da Malásia”, afirmou Carney.
Enquanto isso, uma autoridade indiana, que falou em anonimato, disse que a Índia planeja implantar em breve aviões e navios no trecho sul do mar.
Sumiço do avião
O voo 370 da Malaysia Airlines desapareceu entre Kuala Lumpur e Pequim, na madrugada do último spabado, com 239 pessoas a bordo. Equipes de busca ainda não conseguiram confirmar nenhuma descoberta de destroços no mar.
Mais de uma dezena de países estão ajudando a Malásia na investigação, com 42 navios e 39 aeronaves utilizadas no rastreamento. A China também disse que sua força aérea vasculharia áreas no mar.