Noticias

Prefeitura do Rio divulga esquema operacional para o Carnaval 2014 no Sambódromo

A Prefeitura do Rio divulgou nesta quarta-feira (26/02) o esquema operacional para o Carnaval 2014 no Sambódromo. Após a obra de ampliação concluída em 2012, seguindo o projeto original de Oscar Niemeyer, o Sambódromo conta com 12.500 lugares a mais, sonorização dos dois lados da avenida e adaptações para receber confortavelmente portadores de necessidades especiais de locomoção, com elevadores nas quatro novas arquibancadas do setor par. O número de frisas saltou de 1.094 para 1.823 e os novos camarotes, além de maiores que os do setor ímpar, também contam com varanda panorâmica.

– O Carnaval é o momento especial da cidade. É o momento em que mais recebemos turistas. São esperados um milhão de turistas no Carnaval, sendo 35 mil chegando pelo Píer Mauá. Isso gera R$1,2 bilhão de economia para a cidade – disse o secretário especial de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.

Este ano, a Secretaria de Turismo e a Riotur fizeram uma parceria com o Facebook e o Instagram para estimular os foliões a utilizarem as hashtags #tonorio (nos blocos de rua) e #sapucai30anos(no Sambódromo) nas fotos que forem publicadas em suas redes sociais durante o carnaval na cidade. As fotos devidamente marcadas com as tags passam por uma curadoria e as melhores vão ser destaques no Instagram @rioguiaoficial e em um álbum na página do Rio Guia Oficial no Facebook (onde as pessoas poderão se marcar também), além de serem exibidas no telão do Terreirão do Samba, durante o intervalo dos shows. Após o carnaval, será editado um livro com este registro fotográfico feito pelo público e postado nas redes sociais.

Berço do samba na Praça XI, o Terreirão do Samba é, durante o Carnaval, o “point” para quem gosta de samba e pagode de qualidade por um preço acessível. A capacidade de público é de 16 mil pessoas por noite de evento. O local conta com 35 quiosques de alimentação e uma estrutura fixa de 75 banheiros. As bilheterias abrem às 18h e os portões às 19h. Os shows têm início às 20h.

 

 

TRÂNSITO

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da CET-Rio, montou esquema especial trânsito e transportes no Centro da cidade em todos os seus acessos, a partir de 28/02 para os  desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí.

O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, destacou as principais mudanças no esquema operacional montado para este ano no Centro:

– Com relação ao ano passado, a principal recomendação para a região central da cidade é o fechamento da Perimetral e do Mergulhão da Praça XV. Até o ano passado a Perimetral funcionava como uma via periférica ao Centro que não era interrompida pelos eventos do Carnaval. Com o fechamento da Perimetral e a implantação de mão-dupla na Avenida Rio Branco, nós temos maior restrição viária no Centro. Por isso que a Prefeitura está recomendando ao carioca que se desloque para o Carnaval do Sambódromo ou o Carnaval de rua, que dê preferência a utilização do transporte público.

A operação contará com a participação de 690 agentes de Trânsito da Prefeitura, por dia de operação, entre guardas municipais, CET-Rio e Porto Novo. Eles trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios nas ruas internas.

Serão disponibilizados 20 reboques para desobstrução de vias, 80 motocicletas e 60 veículos operacionais.

Serão também utilizados 65 painéis de mensagens variáveis entre fixos e móveis que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e sobre as condições do tráfego. O Centro de Controle de Operações da Prefeitura estará monitorando toda a área do evento com 570 câmeras, sendo 60 na região do Centro, implantando ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.

A operação será iniciada às 00h do dia 28/02 e tem previsão de término às 14h do dia 09/03.

 

Desfile das Escolas do Grupo “SÉRIE A” (28/02)

Às 00h do dia 28/02 será interditada a Av. Presidente Vargas, pista central, sentido Centro/Praça da Bandeira, no trecho entre a agulha de acesso para a pista lateral após a Av. Passos, próxima ao prédio da Embratel e o acesso para a pista central após passarela do Metrô Cidade Nova para a chegada dos carros alegóricos.

A partir das 11h será fechada a Av. Presidente Vargas, pista central, sentido Praça da Bandeira/Centro, no trecho entre a nova agulha de acesso a pista lateral, antes da passarela do Metrô Cidade Nova e a Rua Visconde da Gávea, para reposicionamento dos carros alegóricos, ação que será efetuada até as 15h. A Rua Afonso Cavalcanti será interditada com desvio pela Rua Amoroso Lima.

Às 15h será interditada a Rua Benedito Hipólito, no trecho entre a Rua Carmo Neto e a alça de ligação a Av. Trinta e um de Março e também as demais vias no entorno imediato do Sambódromo para preparação do desfile, assim como a Avenida Salvador de Sá. Neste horário será liberada a pista central da Av. Presidente Vargas no sentido Centro/Praça da Bandeira, momento onde estarão liberadas as duas pistas de saída do Centro.

Às 17h será interditado o acesso à Av. Presidente Vargas a partir da Av. Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira, assim como a Av. Presidente Vargas, pista lateral no sentido Praça da Bandeira/Centro até a Praça da República. Neste horário as demais vias do entorno ao Sambódromo também serão fechadas, entre elas a Rua Afonso Cavalcanti e a Rua de Santana, momento onde o fluxo direcionado ao Centro será desviado para a Rua Itapiru (veículos procedentes da Av. Francisco Bicalho) e para o corredor das ruas Estácio de Sá e Frei Caneca (veículos procedentes da Praça da Bandeira). Será fechado ainda o acesso a Av. Paulo de Frontin (sob o viaduto), sendo o trânsito desviado para a Rua Santa Alexandrina.

Às 19h30, será interditada a Rua Frei Caneca e a Av. Trinta e Um de Março.

Às 23h, a Via Binário, sentido Centro, será interditada na altura da Cidade do Samba com desvio sendo feito pela Rua da Gamboa (com mão invertida), Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral e Rua Camerino.

Desvio de tráfego de veículos, em função das interdições previstas:

Procedentes da Praça da Bandeira e/ou Tijuca com destino ao Centro:

– Entre 15h e 17h deverão seguir pela Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Rua Estácio de Sá, Rua Frei Caneca, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha.

– Entre 17h e 19h30 deverão seguir pela Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Rua Estácio de Sá, Rua Frei Caneca, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha.

– Após às 19h30 deverão seguir pela Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha.

Procedentes do Centro, pela Rua Visconde do Rio Branco (Praça Tiradentes), com destino à Tijuca: deverão seguir pela Praça da República e Av. Presidente Vargas.

Procedentes da Av. Mem de Sá com destino à Tijuca:

– Até às 17h deverão seguir pela Rua de Santana e Av. Presidente Vargas

– Após às 17h deverão seguir pela Rua 20 de Abril, Praça da República e Av. Presidente Vargas.

 

Procedentes da Av. Francisco Bicalho com destino ao Centro:

– Até às 17h deverão seguir pela Av. Presidente Vargas;

– Após às 17h deverão seguir pela Av. Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha.

Somente acessarão a área bloqueada veículos com trânsito livre e viaturas de serviço (Bombeiros, Polícia, Trânsito, Ambulâncias, etc).

 

Desfile das Escolas do Grupo “SÉRIE A”  (01/03) e Grupo “ESPECIAL” (02 e 03/03)

A partir das 00h00 de sábado (01/03), a pista central da Av. Presidente Vargas, sentido Centro/Praça da Bandeira, vai ser interditada ao tráfego de veículos, no trecho entre Av. Passos e a última agulha de acesso da pista lateral para a central, para a chegada dos carros alegóricos.

Serão mantidas as interdições e desvios da sexta-feira. A partir do término do desfile e dispersão dos carros alegóricos, operação a ocorrer até às 9h00 do dia 05/03, serão reabertas as vias: Avenida Francisco Bicalho, trecho da pista lateral da Avenida Presidente Vargas, Rua Carmo Neto, Rua Afonso Cavalcanti, Rua Benedito Hipolito, assim como Estácio de Sá e Frei Caneca no sentido Centro e Av. Trinta e Um de Março, interdições que voltam a ser feitas às 16h00 para suporte os preparativos do Sambódromo.

Às 10h serão reabertas as ruas Frei Caneca e Trinta e Um de Março, que voltam a ser interditas às 16h.

Será suspensa neste período a área de lazer da Praça da Cruz Vermelha, assim como o estacionamento da Av. Presidente Vargas para suporte ao SAARA.

 

 

Desfile das Escolas do Grupo das “MIRINS”  (04/03)

Serão mantidas as interdições previstas para suporte ao desfile dos Grupos da Série A e Especial, exceto as interdições da Rua de Santana, Rua Estácio de Sá e Rua Frei Caneca, que serão reabertas ao tráfego às 10h de terça-feira (04/03).

Às 17h será efetuada interdição da Rua Frei Caneca, trecho entre a Rua Heitor Carrilho e a Av. Marquês de Sapucaí para saída dos componentes das Escolas Mirins.

A liberação total ao tráfego está prevista para ocorrer às 5h de quarta-feira de cinzas (05/03).

 

Demais interdições previstas para as adjacências do Sambódromo

 

·        Via Binário:

A Av. Binário do Porto, no trecho entre a Rua da Gamboa e a Rua Camerino, será interditada a partir das 23h do dia 28/02 para deslocamento dos carros alegóricos, assim ficando até às 14h do dia 04/03, terça-feira. A mesma volta a ficar interditada para o desfile das Campeãs das 21h de sexta-feira, dia 07/03, até às 6h de sábado dia 08/03. Haverá também interdição do trecho das 6h às 14h de domingo, dia 09/03 para retorno das alegorias.

Como alternativa a Rua da Gamboa terá sua mão invertida no trecho entre Cidade do Samba e Rua Pedro Ernesto. Os veículos deverão seguir: Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral e Rua Camerino.

O trecho também ficará fechado na madrugada de quinta para sexta (27/02 para 28/02) para movimentação de carros alegóricos.

 

·        Avenida Rio Branco:

A Av. Rio Branco no trecho entre a Av. Presidente Vargas e a Rua Santa Luzia será interditada a partir das 6h de sábado (01/03) para desfile de blocos carnavalescos até às 10h de quarta-feira (05/03). Será interditada também a Av. Presidente Vargas no trecho entre a agulha de acesso para a pista central após à Av. Passos, próxima ao prédio do DETRAN até a Av. Rio Branco.

 

·        Aterro do Flamengo:

Nos dias 02, 03 e 08/03, o Aterro do Flamengo será interditado ao tráfego de veículos das 18h às 06h dos dias subsequentes, na pista sentido Centro-Zona Sul para o estacionamento de ônibus de Turismo.

 

·        Operação Rodoviária:

Na sexta-feira (28/02), será suspensa a reversível na Avenida Rodrigues Alves e no local será implantada uma faixa exclusiva para movimentação de ônibus. Os ônibus destinados a Rodoviária ficarão estocados na Avenida Pedro II, seguindo para embarque na Rodoviária. A partir das 00h de sábado (01/03), ocorrerá o fechamento da Avenida Rodrigues Alves para passagem dos carros alegóricos, sendo o tráfego desviado para o Binário II, momento que ocorrerá a inversão temporária da Rua Cordeiro da Graça.

 

Desfile das Escolas do Grupo das “CAMPEÃS” (08/03)

Às 00h serão fechadas as duas pistas centrais da Av. Presidente Vargas, no trecho entre a Praça da República e a Passarela do Metrô Cidade Nova, para a chegada dos carros alegóricos. Serão interditadas também as demais vias no entorno imediato do Sambódromo, inclusive Benedito Hipólito, para preparação do desfile.

Às 13h será interditado o acesso à Av. Presidente Vargas a partir da Av. Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira, assim como a Av. Presidente Vargas, pista lateral no sentido Praça da Bandeira/Centro até a Praça da República. Neste horário as demais vias do entorno ao Sambódromo também serão fechadas, entre elas a Afonso Cavalcanti, a Av. Salvador de Sá, Rua Estácio de Sá e Rua Frei Caneca, momento onde o fluxo direcionado ao Centro será desviado para a Rua Itapiru (veículos procedentes da Av. Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira). Será fechado ainda o acesso a Av. Paulo de Frontin (sob o viaduto), sendo o trânsito desviado para a Rua Santa Alexandrina.

Às 14h será interditada a Av. Trinta e Um de Março.

Às 17h será interditada a Rua de Santana e as áreas de estacionamento da Rua Frei Caneca na área do setor ímpar.

 

 

Opções de rotas alternativas para os motoristas no período do Carnaval: 

1 – Os veículos procedentes da Av. Francisco Bicalho com destino ao Centro da cidade deverão seguir pela Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, acessar o Túnel Martins de Sá.

2 – Os veículos procedentes da Praça da Bandeira, com destino ao Centro, deverão acessar a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, seguir pelo Túnel Martins de Sá até a Rua do Riachuelo.

3 – Os veículos procedentes da Av. Brasil, com destino ao Centro, deverão utilizar a Via Binário, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral e Rua Camerino e Avenida Passos.

4 – Os veículos procedentes da Praça da Bandeira em direção ao Centro ou Botafogo pelo Túnel Santa Bárbara deverão seguir a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra e Túnel Martins de Sá, para o Centro. Para Botafogo, é seguir o mesmo trajeto até a Rua Dr. Agra e pegar o retorno para acessar o Túnel Santa Bárbara.

5- Optar sempre pelo uso do transporte público coletivo, seja Metrô, Trens, Barcas ou Ônibus no acesso ao Centro e ao Sambódromo, principalmente neste ano com o aumento da área interditada para obras.

 

 

Proibições de estacionamento:

Para preservar a circulação de saída dos carros alegóricos e pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento estará proibido da seguinte forma:

A partir das 06h do dia 28 de fevereiro até às 10h do dia 05 de março de 2014, e das 06h do dia 08 de março até às 12h do dia 09 de março de 2014, nas seguintes vias:

 

1)       Rua Santa Alexandrina entre Praça Santa Alexandrina e a Rua Estrela, em ambos os lados da via;

2)       Praça Condessa Paulo de Frontin, todas as extremidades;

3)       Rua Aristides Lobo no trecho entre a Praça Condessa Paulo Frontin e Rua Campos da Paz, em ambos os lados da via;

4)       Rua Aristides Lobo, no trecho entre a Rua Campos da Paz e a Rua Ambiré Cavalcanti;

5)       Rua Estrela no trecho entre a Av. Paulo de Frontin e a Rua Barão de Petrópolis, em ambos os lados da via;

6)       Rua Itapiru em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;

7)       Rua Doutor Agra em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;

8)       Praça de Santo Cristo;

9)       Rua Equador, no trecho entre a alça de descida do viaduto de descida do Gasômetro até a a Av. Prof. Pereira Reis, em ambos os lados da via;

10)     Rua da Gamboa no trecho entre o Binário do Porto e a Rua Rivadávia Correia, em ambos os lados da via;

11)     Rua da Gamboa no trecho entre a Rua Rivadávia Correia e a Rua Pedro Ernesto, em ambos os lados da via;

12)     Rua Pedro Ernesto no trecho entre a Rua da Gamboa e a Rua Sacadura Cabral, em ambos os lados da via;

13)     Rua Sacadura Cabral no trecho entre a Rua Pedro Ernesto e a Rua Camerino;

14)     Rua Camerino em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;

15)     Av. Passos em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;

16)     Av. República do Paraguai, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;

17)     Rua Teixeira de Freitas em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;

18)     Rua Rivadávia Correia, junto a Cidade do Samba, em ambos os lados da via;

19)     Av. Binário do Porto, no trecho entre a Rua da Gamboa e a Rua Antônio Lage, em ambos os lados da via;

20)     Av. Venezuela, em toda sua extensão, em ambos os lados da via;

21)     Rua do Acre, em toda sua extensão, em ambos os lados da via;

22)     Av. Marechal Floriano, no trecho entre a Rua Bento Ribeiro e a Rua do Acre, em ambos os lados da via;

23)     Av. Pres. Vargas, no trecho entre a Av. Rio Branco e a ponte de retorno próximo a Cidade Nova, em todas as pistas, em ambos os lados da via;

24)     Av. Rio Branco, no trecho entre a Av. Pres. Vargas e a Praça Mauá, em ambos os lados da via;

25)     Rua Frei Caneca, no trecho entre a Rua Marquês de Sapucaí e a Av. Salvador de Sá, em ambos os lados da via;

26)     Av. Salvador de Sá, no trecho entre a Rua Marquês de Sapucaí e a Rua Frei Caneca, em ambos os lados da via;

27)     Rua Estácio de Sá, no trecho entre a Rua Néri Pinheiro e a Rua Hélio Beltrão, em ambos os lados da via;

28)     Rua Hélio Beltrão, no trecho entre a Rua Estácio de Sá e a Rua Ulisses Guimarães, em ambos os lados da via;

29)     Rua Ulisses Guimarães, no trecho entre a Rua Néri Pinheiro e a Rua Dom Marcos Barbosa, em ambos os lados da via;

30)     Rua Visconde de Duprat, no trecho entre a Rua Ulisses Guimarães e a Rua Afonso Cavalcanti, em ambos os lados da via;

31)     Rua Afonso Cavalcanti, no trecho entre a Rua Visconde de Duprat e a Rua Carmo Neto, em ambos os lados da via;

32)     Rua Júlio do Carmo, no trecho entre a Rua Pinto de Azevedo e a Rua Laura de Araújo, em ambos os lados da via;

33)     Rua Amoroso Lima, no trecho entre a Rua Júlio do Carmo e a Av. Pres. Vargas;

34)     Rua Néri Pinheiro, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via; Rua Correa Vasques, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;

35)     Rua Santa Maria, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via; Rua São Martinho, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;

36)     Rua Laura de Araújo, no trecho entre a Av. Salvador de Sá e a Rua Júlio do Carmo, no lado esquerdo da via; Rua Carmo Neto, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;

37)     Rua Heitor Carrilho, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via; Rua Presidente Barroso, no trecho entre a Av. Salvador de Sá e a Rua Júlio do Carmo, em ambos os lados da via;

38)     Rua Comandante Maurity, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via; Rua Benedito Hipólito, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via; Praça Reverendo Álvaro Reis, em todas as extremidades;

39)     Travessa Pedregais em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;

40)     Travessa Onze de Maio, no trecho entre a Rua Tomás Rabelo e a Rua Senhor de Matosinhos;

41)     Rua Frederico Silva, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;

42)     Rua Estácio de Sá, no trecho entre a Rua Hélio Beltrão e a Rua Haddock Lobo, em ambos os sentidos nos dois lados da via, exceto na área destinada aos táxis regulamentados;

43)     Rua Joaquim Palhares em toda a sua extensão, em ambos os sentidos nos dois lados da via, exceto na área destinada aos táxis;

44)     Rua do Matoso, no trecho entre a Radial Oeste e a Rua Haddock Lobo, em ambos os lados da via;

45)     Rua Paula Matos, no trecho entre a Rua José de Alencar e Rua Frei Caneca, em ambos os lados da via, exceto na área destinada aos táxis regulamentados;

46)     Rua José de Alencar, no trecho sobre o Túnel Martim de Sá e a Rua Paula Matos, em ambos os lados da via;

47)     Rua Haddock Lobo, no trecho entre a Rua do Matoso e a Rua Estácio de Sá, em ambos os lados da via;

48)     Rua Vinte de Abril, em toda a extensão, em ambos os lados da via;

49)     Rua Carlos Sampaio, no trecho entre a Praça da Cruz Vermelha e a Rua do Senado, em ambos os lados da via;

50)     Praça da República, no trecho entre a Rua Visconde do Rio Branco e a Av. Pres. Vargas;

51)     Rua Visconde da Gávea em toda a extensão, em ambos os lados da via;

52)     Av. Paulo de Frontin em toda a extensão, em ambas as pistas nos dois lados da via.

A SEOP (Secretaria de Ordem Pública) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

Além disso, 20 reboques (leves e pesados) da CET-Rio serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum ônibus ou outro veículo.

 

COMO CHEGAR:

Para acessar a área do Sambódromo, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público coletivo regulamentado:

 

– METRÔ

O público interessado em acessar os setores pares devem utilizar as estações Cidade Nova, Estácio e Praça Onze e os setores ímpares utilizar a estação Central.

 

– TREM

Deverão utilizar a estação Central do Brasil.

 

– ÔNIBUS DE LINHAS REGULARES

Mais de 50 linhas passam pela área do evento, vindo de várias regiões da cidade. Atenção aos desvios no entorno.

 

– TAXIS

Até 22 horas, acesso regular ao entorno do Sambódromo somente para desembarque de passageiros. Após este horário, os táxis só terão acesso aos bolsões de estacionamento nos pontos de embarque para a saída do Sambódromo.

 

Recomendações Importantes:

·         Não ir de carro ao evento, usar preferencialmente transporte público (ônibus, trem, táxis ou metrô);

·         Respeitar os locais de proibição de estacionamento e atentar para os horários;

·         Os motoristas devem, sempre que possível, evitar circular pelo Centro da cidade, procurando rotas alternativas para seus trajetos;

·         Para sua segurança, os pedestres só devem fazer a travessia das vias nos locais semaforizados;

·         É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos Agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área;

·         Motoristas moradores das proximidades do Sambódromo deverão portar comprovante de residência (conta de luz, gás, telefone) para que possam transitar pelos bloqueios.

 

SETOR ÍMPAR

Ônibus – Zona Sul -> Rua do Riachuelo

Centro -> Av. Henrique Valadares

Zona Norte/ Oeste -> Av. Presidente Vargas

Embarque Exclusivo para Táxis – Rua do Riachuelo

Metrô – Estação Central, funcionando 24 horas

 

SETOR PAR

Ônibus – Zona Sul/ Centro -> Avenida Paulo de Frontin

Zona Norte/ Oeste -> Avenida Presidente Vargas

Embarque Exclusivo para Táxis – Largo do Estácio

Metrô – Estação Praça XI, funcionando 24 horas

Estação do Estácio, funcionando 24 horas

 

 

 

TRANSPORTES

 

Táxis

Para atender os foliões que forem assistir os desfiles no Sambódromo de táxis, estarão disponíveis dois pontos de embarque exclusivos: Rua Frei Caneca, esquina com Rua do Riachuelo, e o Largo do Estácio. Cariocas e turistas contarão ainda com uma tabela de preços pré-estabelecidos para as corridas a partir do Sambódromo. Os valores estarão disponíveis em painéis nos pontos de embarque e quem preferir, pode fazer a consulta dos valores no site da prefeitura.

Os taxistas terão acesso regular ao entorno do Sapucaí somente para desembarque de passageiros até às 22 horas. Após este horário, os táxis só terão acesso aos bolsões de estacionamento nos pontos de embarque para a saída do Sambódromo.

Além disso, as equipes de fiscalização da operação Táxi Legal estarão no entorno da passarela do samba durante todo o período para garantir maior ordenamento nos trechos e coibir práticas irregulares como a cobrança no tiro. Este ano, a operação de fiscalização já vistoriou 977 táxis e 123 foram lacrados por irregularidades como vistorias em atraso e problemas de conservação, 482 foram rebocados.

 

 

Ônibus

Alterações de itinerários de linhas de ônibus em função das interdições de pistas da Avenida Presidente Vargas e de vias no entorno do Sambódromo:

 

I. Linhas provenientes das zonas Norte e Oeste

1. Destino Centro – Via Praça da Bandeira:

Linhas: 217, 222, 226, 232, 247, 249, 254, 306, 340, 341, 346, 363, 368, 383, 390, 391, 2110, 2111, 2114, 2203, 2251

Itinerário:…, Rua Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Rua do Matoso, Rua Barão de Itapagipe, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua dos Coqueiros, Rua Eleone de Almeida, Túnel Martin de Sá, Rua Riachuelo, …

 

2. Destino Centro – Via Rua Haddock Lobo

Linhas:220, 229, 238, 239, 301, 302, 304, 333, 345

Itinerário: …, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua dos Coqueiros, Rua Eleone de Almeida, Túnel Martin de Sá, Rua Riachuelo, …

3. Destino Zona Sul – Via Praça da Bandeira / Praia do Flamengo
Linhas: 422, 423, 434, 438, 464

Itinerário: …, Rua Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Rua do Matoso, Rua Barão de Itapagipe, Rua do Bispo,  Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua dos Coqueiros, Rua Eleone de Almeida, Túnel Martin de Sá, Rua Riachuelo, Av. Mem de Sá, …

4. Destino Zona Sul – Via Rua Haddock Lobo / Praia do Flamengo
Linhas: 409, 421, 433

Itinerário: …, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua dos Coqueiros, Rua Eleone de Almeida, Túnel Martin de Sá, Rua Riachuelo, Av. Mem de Sá, …

 

5. Destino Zona Sul – Via Praça da Bandeira / Aterro do Flamengo
Linhas: 454, 455

Itinerário: …, Rua Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Rua do Matoso, Rua Barão de Itapagipe, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua dos Coqueiros, Rua Eleone de Almeida, Túnel Martin de Sá, Rua Riachuelo, Av. Mem de Sá, …

 

6. Destino Zona Sul – Via Rua Haddock Lobo / Aterro do Flamengo
Linhas: 411, 413, 415

Itinerário: …, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua dos Coqueiros, Rua Eleone de Almeida, Túnel Martin de Sá, Rua Riachuelo, Av. Mem de Sá, …

 

7. Destino Zona Sul – Via Praça da Bandeira / Túnel Santa Bárbara
Linhas: 402, 425, 435, 456, 457, 458, 459

Itinerário: …, Rua Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Rua do Matoso, Rua Barão de Itapagipe, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Túnel Santa Bárbara, …

 

8. Destino Zona Sul – Via Rua Haddock Lobo / Via Túnel Santa Bárbara
Linhas: 420, 426, 432

Itinerário: …, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Túnel Santa Bárbara, …
9. Destino Zona Sul – Via Túnel Santa Bárbara (provenientes do Terminal Procópio Ferreira)
Linhas: 155, 183, 186, 317

Itinerário: …., Av. Presidente Vargas (pista lateral), agulha de acesso ào viaduto dos marinheiros, acesso à Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Túnel Santa Bárbara, …

 

10. Destino Zona Sul – Via Túnel Rebouças
Linhas: 436, 439

Itinerário: …, Rua Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Túnel Rebouças, …

 

11. Destino Centro – Via Avenida Francisco Bicalho
Linhas: 277, 292, 296, 298, 300, 310, 311, 312, 313, 320, 321, 323, 324, 325, 326, 327, 328, 329, 330, 331, 334, 335, 337, 338, 342, 343, 344, 348, 352, 356, 358, 362, 364, 365, 366, 369, 370, 371, 372, 373, 375, 378, 379, 380, 386, 388, 389, 392, 393, 394, 395, 397, 398, 399, 2145, 2295, 2302, 2303, 2305, 2307, 2308, 2309, 2310, 2336, 2342, 2343, 2344, 2345, 2381

Itinerário: …, Av. Francisco Bicalho, acesso à Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua dos Coqueiros, Rua Eleone de Almeida, Túnel Martin de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha, Rua da Relação, Rua Gomes Freire, …

 

Linha:  209

Itinerário: …., Av. Francisco Bicalho, acesso à Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, primeiro retorno à esquerda, Av. Paulo de Frontin, acesso à Av. Francisco Bicalho, Av. Francisco Bicalho, Rua Comandante Garcia Pires, …

 

12. Destino Zona Sul – Via Avenida Francisco Bicalho / Praia do Flamengo ou Catete
Linhas: 136, 405, 472, 497, 498

Itinerário: …, Av. Francisco Bicalho, acesso à Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua dos Coqueiros, Rua Eleone de Almeida, Túnel Martin de Sá, Rua Riachuelo, Av. Mem de Sá, …

 

13. Destino Zona Sul – Via Avenida Francisco Bicalho / Aterro do Flamengo
Linhas: 474, 475, 480

Itinerário: …, Av. Francisco Bicalho, acesso à Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua dos Coqueiros, Rua Eleone de Almeida, Túnel Martin de Sá, Rua Riachuelo, Av. Mem de Sá, …

14. Destino Zona Sul – Via Avenida Francisco Bicalho / Túnel Santa Bárbara
Linhas: 444, 445, 481, 484, 485, 486

Itinerário: …, Av. Francisco Bicalho, acesso à Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Túnel Santa Bárbara, …

15. Destino Zona Sul – Via Avenida Francisco Bicalho / Santa Teresa

 

Linha:133

Itinerário: … , Av. Francisco Bicalho, acesso à Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Av. João Paulo I, Rua do Matoso, Rua Barão de Itapagipe, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Barão de Petropólis, …

16. Destino Zona Sul – Via Túnel Santa Bárbara (provenientes do Terminal Padre Henrique Otte)
Linhas: 126, 129, 173

Itinerário: ..., Rua Senador Pompeu, Rua Visconde da Gávea, Av. Presidente Vargas, acesso à Av. Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Rua Sampaio Viana, Rua do Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Túnel Santa Bárbara, …

 

17. Via Largo do Estácio

 

Linhas: 607, 711

Itinerário: …, Praça Condessa Paulo de Frontin, Av. Paulo de Frontin, Av. João Paulo I, ….

 

Linha: 133

Itinerário: …., Rua Barão de Petropólis, Rua da Estrela, Rua Caetano Martins, Rua Campos da Paz, Av. Paulo de Frontin, Av. Francisco Bicalho, …
Linha: 401

Itinerário: …, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Elevado 31 de Março, acesso ào Túnel Martim de Sá, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio, Rua Vinte de Abril, Praça da República, Av. Presidente Vargas (pista central), …
18. Via Rua Salvador de Sá
Linha: 202

Itinerário: …, Rua do Catumbi, acesso ào Túnel Martim de Sá, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio, Rua Vinte de Abril, Praça da República, Av. Presidente Vargas (pista central), …

 

19. Via Rua de Santana
Linhas: 238, 247, 362, 405, 409, 410, 421, 423, 433, 434, 464, 497

Itinerário: …, Av. Mem de Sá, Rua Carlos Sampaio, Rua Vinte de Abril, Praça da República, Av. Presidente Vargas (pista lateral), …

 

II. Linhas provenientes das zonas Sul e do Centro
Via Avenida Mem de Sá

Deverão seguir pela Av. Mem de Sá, Praça da Cruz Vermelha, Rua Vinte de Abril, Praça da República, Av. Presidente Vargas, …

Via Rua Frei Caneca

Deverão seguir pela Praça da República, Av. Presidente Vargas, …

 

III. Linhas provenientes da Zona Sul

1. Via Túnel Rebouças

Linhas:110, 111

Itinerário: …, Túnel Rebouças, Rua Santa Alexandrina, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra, Rua dos Coqueiros, Rua Eleone de Almeida, Túnel Martin de Sá, …
Linhas: 416, 436, 439, 473

Itinerário: …, Túnel Rebouças, Rua Santa Alexandrina, Rua Aristides Lobo, Rua Barão de Itapagipe, Av. Paulo de Frontin, ….

 

2. Via Túnel Santa Bárbara
Linhas: 402, 420, 425, 432, 435, 456, 458, 459, 481, 485

Itinerário: …, Túnel Santa Bárbara, Elevado 31 de Março, alça de acesso à Av. Presidente Vargas (pista lateral), Av. Presidente Vargas (pista lateral), …
Linha: 426

Itinerário: …, Túnel Santa Bárbara, passagem sob o Elevado 31 de Março, Rua Itapiru, Rua Azevedo Lima, Rua Campos da Paz, Rua Aristides Lobo, Rua Barão de Itapagipe, ….

Linhas: 126, 129, 155, 173, 183, 317, 444

Itinerário: …, Túnel Santa Bárbara, Rua dos Coqueiros, Rua Eleone de Almeida, Túnel Martin de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha, Rua Carlos Sampaio, Rua Vinte de Abril, Praça da República, …

Alterações de Itinerários de linhas de ônibus em função das interdições de linhas de ônibus em função das interdições na Avenida Rio Branco e Via Binário do Porto

I.Linhas que circulam na Avenida Rio Branco, entre a Avenida Presidente Vargas e aRua Santa Luzia – pista sentido Cinelândia

1. Linhas provenientes da Avenida Brasil / Rua Santo Cristo / Rua Da Gamboa / Rua Pedro Ernesto / Rua Sacadura Cabral

Itinerário: …, Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral, Avenida Barão de Tefé, Rua Camerino, Avenida Passos, Praça Tiradentes, Avenida República do Paraguai, …

2. Linhas provenientes da Avenida Brasil / Avenida Rodrigues Alves / Via Binário Do Porto / Avenida Venezuela

Itinerário: …, Avenida Rodrigues Alves, Rua Cordeiro da Graça, Via Binário do Porto, Rua da Gamboa (mão invertida), Rua Barão da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral, Avenida Barão de Tefé, Rua Camerino, Avenida Passos, Praça Tiradentes, Avenida República do Paraguai, …

3. Linhas provenientes da Rua Camerino / Avenida Passos / Avenida Presidente Vargas

Itinerário: …, Rua Camerino, Avenida Passos, Praça Tiradentes, Avenida República do Paraguai, …

4. Linhas provenientes da Avenida Marechal Floriano / Rua Uruguaiana / Avenida Presidente Vargas

Itinerário: …, Avenida Marechal Floriano, Avenida Passos, Praça Tiradentes, Avenida República do Paraguai, …

II. Linhas que circulam na Avenida Rio Branco,  entre a Rua Santa Luzia e a  Avenida Presidente e Vargas – pista sentido Candelária

1. Linhas provenientes da Avenida Beira Mar

Itinerário: …, Avenida Beira Mar, Trevo do Estudante, Avenida Beira Mar, Avenida Presidente Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março, Avenida Presidente Vargas, … ou …, Avenida Beira Mar, Trevo do Estudante, Avenida Beira Mar, Avenida Presidente Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma, …

 

2. Linhas provenientes do Aterro do Flamengo

Itinerário: …, Avenida Infante Dom Henrique (Aterro do Flamengo), Trevo do Estudante, Avenida Beira Mar, Avenida Presidente Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março, Avenida Presidente Vargas, … ou …, Avenida Infante Dom Henrique (Aterro do Flamengo), Trevo do Estudante, Avenida Beira Mar, Avenida Presidente Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma, …

II.Linhasque cruzam a Avenida Rio Branco (circulam na Avenida República do Chile / Avenida Almirante Barroso,  Rua Evaristo da Veiga / Rua Araújo Porto Alegre, Avenida Nilo Peçanha / Rua da Carioca)

1. Linhas provenientes da Avenida Henrique Valadares / Rua Da Relação / Avenida República Do Chile

Itinerário: …, Avenida Henrique Valadares, Rua da Relação, Avenida Gomes Freire, Rua Riachuelo, Avenida Mem de Sá, Rua Visconde de Maranguape, Rua Teixeira de Freitas, Avenida Beira Mar, Avenida Presidente Antônio Carlos, …

 

 

2. Linhas provenientes da Rua Riachuelo / Rua do Lavradio / Avenida República do Chile

Itinerário: …, Rua Riachuelo, Avenida Mem de Sá, Rua Visconde de Maranguape, Rua Teixeira de Freitas, Avenida Beira Mar, Avenida Presidente Antônio Carlos, …

3. Linhas provenientes da Avenida República do Paraguai / Rua Evaristo da Veiga

Itinerário: …, Avenida República do Paraguai, Rua Teixeira de Freitas, Avenida Beira Mar, Avenida Presidente Antônio Carlos, …

4. Linhas provenientes da Avenida Presidente Antônio Carlos / Avenida Nilo Peçanha (com destino à Rua da Carioca)

Itinerário: …, Avenida Presidente Antônio Carlos, Avenida Nilo Peçanha, Avenida Graça Aranha, Avenida Calógeras, Avenida Presidente Wilson, Rua Mestre Valentim, Avenida Luis de Vasconcelos, Rua do Passeio, Avenida Mem de Sá, Rua do Lavradio, Rua do Senado, Rua Vinte de Abril, Praça da República,  …

Observaçãoas linhas que têm pontos terminais na Avenida República do Chile, deverão operar como circulares, na área do centro.

 

 

METRÔ

O MetrôRio terá um esquema especial de funcionamento durante os cinco dias de folia. Os trens circularão, sem interrupção, das 05h de sexta-feira (28/02) às 23h de terça-feira (04/03) – com extensão de embarque até à 01h de quarta-feira (05/03) nas estações Central e Praça Onze. A partir do meio-dia de sábado (01/03), os trens da Linha 2 farão o trajeto direto entre Pavuna e General Osório sem transferência. A operação especial se repetirá entre as 05h de sábado (08/03) e 23h de domingo (09/03), para atender ao Desfile das Campeãs, no Sambódromo.

Algumas estações terão modificações em sua operação durante o Carnaval. No sábado (01/03), em função do desfile do Cordão da Bola Preta, a Estação Cinelândia estará fechada durante todo o dia. De sábado a terça (04/03), entre 15h e 19h, a Estação General Osório terá um esquema diferenciado de operação, destinando alguns acessos exclusivamente para embarque e outros para desembarque. E, nas madrugadas, algumas estações fecharão suas bilheterias, permanecendo abertas normalmente para embarque e desembarque. Além disso, um plano de segurança, com a presença de brigadas de incêndio, está preparado para garantir a melhor viagem ao folião.

Durante a Operação Especial de Carnaval, o MetrôRio aceitará normalmente os cartões Unitário, Pré-Pago, Vale Transporte, Bilhete Único Estadual e os cartões de Integração.

 

 

Sapucaí e Terreirão do Samba

O MetrôRio é a melhor opção para quem vai aproveitar os desfiles na Sapucaí e os shows no Terreirão do Samba. Os clientes precisam prestar atenção no desembarque: quem vai assistir ao desfile nos setores do lado ímpar ou desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício “Balança Mas Não Cai” devem sair pela Estação Central. A Estação Praça Onze é destinada aos que adquiriram ingressos para os setores pares ou irão brincar nas escolas que se preparam do lado do edifício dos Correios. Para os foliões que irão para o Terreirão do Samba, a Estação Central é a indicada.

Na terça-feira de Carnaval, para atender ao desfile das escolas de samba mirins, o funcionamento das estações Central e Praça Onze será estendido até 01h para embarque. As demais estações fecharão às 23h e permanecerão abertas somente para desembarque.

 

 

 

Funcionamento de estações

Durante o esquema especial do Carnaval 2014, 31 das 35 estações do MetrôRio funcionarão em tempo integral. As estações Presidente Vargas, Catete e Maracanã fecharão à 0h de sábado (01/03) e reabrirão às 5h do mesmo dia, fechando à 0h de domingo (02/03). Essas três estações voltarão a funcionar normalmente às 05h de quarta-feira (05/03).

A Estação Cinelândia não funcionará no sábado de carnaval (01/03).

Por questões de segurança, algumas estações terão suas bilheterias fechadas entre a 0h e 5h, do dia 28/02 a 04/03: São Francisco Xavier, Uruguaiana, Flamengo, São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva.

Como alternativa, todas as estações terão em funcionamento máquinas de auto-atendimento para a compra da passagem, com valor mínimo de recarga de R$ 5. A validade da carga dos cartões pode ser utilizada em até cinco anos. O Cartão Unitário também poderá ser usado, mas observando-se o prazo de uso de dois dias após a compra.

 

 

Integrações

Entre os dias 01/03 (sábado) e 04/03 (terça), os serviços Metrô Na Superfície e a Linha 525 (Barra Expresso) terão o ponto final transferido da Estação General Osório para a Estação Siqueira Campos e não funcionarão ininterruptamente, assim como as linhas expressas, que terão horários definidos de operação (detalhados no serviço abaixo). Os itinerários das linhas Metrô Na Superfície (Siqueira Campos – Gávea e Botafogo – Gávea), assim como a Linha 525 (Barra Expresso/Siqueira Campos – Alvorada) poderão ter os itinerários alterados de acordo com as condições de trânsito, sempre com a orientação da Cet-Rio ou Guarda Municipal. As linhas 913/616 (Nova América/Del Castilho – Fundão) não funcionarão durante o período do carnaval, voltando a circular somente na quinta-feira (06/03).

 

 

Medidas de segurança

Durante todo a Operação Especial de Carnaval, todas as escadas rolantes do MetrôRio permanecerão desligadas. A medida pretende prevenir acidentes com fantasias e adereços, muito comuns nesta época do ano. Por conta do histórico de vandalismo em carnavais passados, os extintores dos trens e estações serão remanejados para locais estratégicos. As estações contarão com brigadas de incêndio prontas para atuar em qualquer situação de risco. O plano de prevenção de incêndios do MetrôRio foi aprovado pela Agetransp e pelo Ministério Público. Não serão permitidos os embarques com bicicletas e pranchas de surfe durante a Operação Especial de Carnaval.

 

 

Desfile das Campeãs

O esquema especial retornará às 05h de sábado (08/03) e se estenderá até as 23h de domingo (09/03), facilitando o deslocamento do público e dos foliões que participarão do Desfile das Campeãs, no Sambódromo. A Linha 2 operará da Pavuna a General Osório.

As estações Presidente Vargas, Catete e Maracanã fecharão à 0h de domingo (09/03) e reabrirão somente na segunda-feira (10/03). Em função do desfile do Monobloco, a Estação Cinelândia não funcionará no domingo. A Estação Uruguaiana fechará à 0h de domingo e reabrirá às 07h do mesmo dia.

Como no Carnaval, as estações São Francisco Xavier, Flamengo, São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva terão suas bilheterias fechadas entre 0h e 05h de domingo. São recomendados o uso do Cartão Pré-Pago ou a compra antecipada de cartões unitários, desde que usados no prazo de até dois dias após a compra.

 

SERVIÇO :: Operação Especial de Carnaval MetrôRio: 
Funcionamento ininterrupto das 05h de sexta-feira (28/02) até as 23h de terça-feira (04/03). O funcionamento das estações Central e Praça Onze será estendido até 1h de quarta-feira de Cinzas (05/03). A partir das 12h de sábado (01/03), a Linha 2 operará sem transferência entre Pavuna e General Osório.

Desfile das Campeãs: O esquema se repetirá entre as 05h de sábado (08/03) e as 23h de domingo (09/03). A Linha 2 também funcionará diretamente entre Pavuna e General Osório.

Fechamento de estações: As estações Presidente Vargas, Catete e Maracanã fecharão à 0h de sábado (01/03) e reabrirão às 05h do mesmo dia, fechando à 0h de domingo (02/03). Essas três estações reabrem normalmente às 05h de quarta-feira (05/03). No final de semana do Desfile das Campeãs, estas estações fecharão à 0h de domingo e reabrirão somente na segunda-feira (10/03).

A Estação Cinelândia não funcionará nos dias 01/03 (sábado) e 09/03 (domingo).

Por questões de segurança, algumas estações terão suas bilheterias fechadas entre a 0h e 05h, do dia 28/02 a 04/03: São Francisco Xavier, Uruguaiana, Flamengo, São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva. O procedimento será repetido na operação do Desfile das Campeãs.

 

Integrações: O Metrô Na Superfície e a Linha 525 (Barra Expresso), durante a operação especial, terão o ponto final transferido da Estação General Osório para a Estação Siqueira Campos. O horário de funcionamento será o seguinte:

 

Metrô Na Superfície: 28/02, 01 e 03/03 – das 05h às 23h10 nos sentidos Siqueira Campos e Botafogo e das 05h à 01h10 no sentido Gávea; 02 e 04/03 – das 07h às 22h10 nos sentidos Siqueira Campos e Botafogo e das 07h a 00h10 no sentido Gávea.

Linhas 525 (Barra Expresso): 28/02, 01 e 03/03 – das 05h10 à meia-noite no sentido Siqueira Campos e das 05h20 à 00h40 no sentido Alvorada; 02 e 04/03, das 07h10 às 22h15 no sentido Siqueira Campos e das 07h20 às 23h40 no sentido Alvorada.

Linhas Expressas: Funcionarão normalmente durante o Carnaval das 05h à meia noite (nos dias 28/02, 01 e 03/03) e das 07h às 23h (nos dias 02 e 04/03). As linhas 913/616 (Nova América/Del Castilho – Fundão) não operarão e voltarão na quinta-feira (06/03).

 

 

BARCAS

 

A CCR Barcas vai operar com horários especiais no dia 3/3 (segunda-feira de carnaval). A previsão é de que sejam transportados cerca de 480 mil passageiros entre os dias 27/2 (quinta-feira) e 5/3 (quarta-feira de cinzas). Toda a programação pode ser conferida emwww.grupoccr.com.br/barcas.

 

Por conta dos desfiles de blocos de Carnaval (1/3, 2/3 e 4/3), a concessionária poderá realizar viagens extras na linha Praça Arariboia-Praça XV, de acordo com a demanda, nos dias 1/3 (sábado), 2/3 (domingo) e 4/3 (terça-feira).

 

A CCR Barcas vai disponibilizar banheiros químicos para os foliões. As 20 cabines (10 masculinos e 10 femininos) serão instaladas na Praça XV, do lado de fora da estação.

 

Confira a programação:

Dias 1/3 (sábado) e 2/3 (domingo)

· A linha Praça XV-Praça Araribóia-Praça XV vai operar com intervalos de 30 minutos. Conforme previsto no quadro de horários da concessionária, as linhas do Cocotá e de Charitas não funcionam nos fins de semana. A linha de Paquetá funcionará normalmente.

 

Dia 3/3 (segunda-feira)

· No período entre 5h40 e 10h, os intervalos da linha Praça XV-Praça Araribóia-Praça XV serão de 20 minutos. Das 10h às 16h, as partidas serão a cada 30 minutos. Entre 16h e 20h, são retomados os intervalos de 20 minutos. As viagens das 20h às 23h30 acontecerão a cada 30 minutos.

· A linha Praça XV-Charitas-Praça XV vai operar com os seguintes horários:

 

Charitas-Praça XV

 

Praça XV-Charitas

6h30

16h30

6h50

17h

7h20

17h30

7h50

18h

8h20

18h30

8h50

19h

9h20

19h30

9h50

20h

10h20

20h30

10h50

21h

· A linha Praça XV-Cocotá-Praça XV vai operar com os seguintes horários:

Praça XV- Cocotá  

Cocotá – Praça XV

8h10

18h40

7h

11h40

10h30

 

8h

18h40

17h30

 

9h20

 

 

A linha Praça XV-Paquetá-Praça XV vai operar com os seguintes horários:

Paquetá-Praça XV

 

Praça XV-Paquetá

6h

17h30

4h30

16h

8h30

19h

7h

17h30

10h

20h30

8h30

19h

11h30

22h

10h

20h30

13h

23h30

11h30

22h

14h30

 

13h

0h

16h

14h30

 

 

Dia 4/3 (terça-feira)

· A linha Praça XV-Praça Araribóia-Praça XV vai operar com intervalos de 30 minutos. Conforme previsto no quadro de horários da concessionária, as linhas do Cocotá e de Charitas não funcionam nos feriados. A linha de Paquetá funcionará normalmente.

Dia 5/3 (quarta-feira de cinzas)

· No período entre 5h40 e 11h, os intervalos da linha Praça Araribóia-Praça XV serão de 20 minutos. Das 11h às 13h, as partidas serão a cada 15 minutos. Entre 13h e 20, são retomados os intervalos de 20 minutos. E das 20h às 23h30, os horários das partidas serão de 30 em 30 minutos.

Na linha Praça XV-Praça Arariboia, no período entre 6h e 11h, os intervalos serão de 20 minutos. Das 11h às 13h, as partidas serão a cada 15 minutos. Entre 13h e 17h, são retomados os intervalos de 20 minutos. As viagens das 17h às 20h acontecerão a cada 10 minutos. E das 20h às 23h30, os horários das partidas serão de 30 em 30 minutos.

· A linha Praça XV-Charitas funcionará com intervalos de 30 minutos das 6h30 às 9h. Entre 9h e 11h, as viagens serão realizadas a cada 20. Das 11h às 13h, as saídas acontecerão de 15 em 15 minutos. A partir das 13h, os intervalos voltam a ser de 30 minutos até as 16h30. No rush da tarde, a partir das 17h05, o trajeto Praça XV-Charitas vai operar com intervalos de 15 minutos até as 20h35.

· No sentido contrário, Charitas-Praça XV as viagens acontecerão com intervalos de 30 minutos das 7h às 9h. Entre 9h e 11h, as viagens serão realizadas a cada 20. Das 11h às 14h, são retomados os intervalos de 30 minutos. A partir das 14h, os intervalos passam a ser de 60 minutos até as 16h. No rush da tarde, a partir das 16h45, o trajeto Praça XV-Charitas vai operar com intervalos de 15 minutos até as 21h.

 

· A linha Praça XV-Cocotá-Praça XV vai operar com os seguintes horários.

Cocotá-Praça XV

 

Praça XV-Cocotá

8h30

14h30

9h30

15h30

10h30

16h30

11h30

17h30

12h30

18h30

13h30

19h30

 

· A linha Praça XV-Paquetá-Praça XV vai operar com os seguintes horários:

Paquetá-Praça XV

 

Praça XV-Paquetá

6h

17h30

4h30

16h

8h30

19h

7h

17h30

10h

20h30

8h30

19h

11h30

22h

10h

20h30

13h

23h30

11h30

22h

14h30

 

13h

0h

16h

14h30

 


SUPERVIA

Durante os cinco dias de Carnaval, a SuperVia disponibilizará trens extras para atender aos foliões que forem curtir os blocos do Centro do Rio ou assistir aos desfiles das Escolas de Samba na Sapucaí.

Na manhã de sábado, os passageiros dos ramais Santa Cruz e Japeri que forem aproveitar o primeiro dia de folia no bloco Cordão da Bola Preta, no Centro do Rio, contarão com viagens extras para a estação Central do Brasil. Quem embarcar na estação Santa Cruz contará com partidas às 7h53, 8h23 e 8h43. Já os passageiros da estação Japeri terão viagens às 7h38 e às 7h59.

Os passageiros que forem à Sapucaí para assistir aos desfiles das Escolas de Samba poderão contar com os trens na volta para casa. De sábado (01/03) até terça-feira (04/03), serão 47 viagens adicionais durante a madrugada, com partidas da estação Central do Brasil a cada duas horas para os ramais Japeri, Santa Cruz e Saracuruna.

Na quarta-feira de cinzas (05/03), todos os ramais irão operar com intervalos de 30 minutos até às 10h. Após este horário a circulação ocorre conforme a grade regular de dias úteis: ramal Deodoro – intervalo de dez minutos; ramal Santa Cruz – intervalos entre oito e 15 minutos; ramal Japeri – intervalo de oito minutos; ramal Belford Roxo – intervalo de 15 minutos; e ramal Saracuruna – intervalo entre dez e 30 minutos.

Os trens seguirão o cronograma abaixo, disponível para consulta nas estações e no site www.supervia.com.br.

O Teleférico do Alemão,de sábado (01/03) até quarta-feira (05/03),funcionará das 8h às 20h.

Serviço:

 

Quarta-feira

Japeri

até as 10h – intervalos de 30min. Após este horário, grade de dias úteis

Santa Cruz

até as 10h – intervalos de 30min. Após este horário, grade de dias úteis

Belford Roxo

até as 10h – intervalos de 30min. Após este horário, grade de dias úteis

Saracuruna

até as 10h – intervalos de 30min. Após este horário, grade de dias úteis

ORDEM PÚBLICA

O esquema especial de monitoramento e fiscalização montado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) no entorno da Marquês de Sapucaí tem início às 12h do dia 28/02, com o objetivo de reprimir o comércio ambulante e o estacionamento em local não permitido. Serão empregadas na fiscalização no entorno do Sambódromo, entre guardas municipais e agentes do Controle Urbano da SEOP, 3.216 pessoas distribuídas ao longo dos dias de evento (de 28/02 a 05/03 e nos dias 08 e 09/03). Esse número representa um aumento de 14% no efetivo em relação ao Carnaval 2013, quando 2.820 agentes atuaram no Sambódromo.

Esquema de monitoramento:

 – 35 barreiras serão montadas no entorno do Sambódromo para impedir a presença de ambulantes não autorizados;

 – 30 viaturas e 1 caminhão darão apoio ao trabalho de ordenamento;

 – 4 tendas de gerenciamento oferecerão apoio logístico à operação e estarão montadas nas: esquina da Rua Carmo Neto com Rua Benedito Hipólito; na Rua de Santana, descida da Passarela da Central e na Entrada Setor 11, estacionamento do Batalhão da Polícia Militar e esquina da Travessa 11 de Maio com Avenida Salvador de Sá;

 – 4 comboios irão fiscalizar a região diariamente.

Barreiras:

Rua Carmo Neto esquina com Benedito Hipólito

Av. Presidente Vargas/passagem par Rua Afonso Cavalcanti

Av. Presidente Vargas, em frente aos Correios

Rua Amoroso Lima esquina com Afonso Cavalcanti

Rua Carmo Neto com Av. Presidente Vargas

Rua Julio do Carmo esquina com Rua Carmo Neto

Descida da Passarela da Central

Passarela do Antigo Terreirinho

Rua de Santana esquina com Prof. Clementino Fraga

Rua Marquês de Pombal esquina com Prof. Clementino Fraga

Rua de Santana esquina com a Av. Presidente Vargas

Av. Presidente Vargas esquina com Rua General Caldwell

Av. Presidente Vargas com Praça da República

Rua General Caldwell com Rua Frederico Silva

Subida do Viaduto 31 de Março pela Rua Benedito Hipólito

Acesso do Viaduto a Rua Clementino Fraga

Descida do Viaduto 31 para Rua Benedito Hipólito

Calçada lateral do BP Choque

Rua Salvador de Sá com subida do Viaduto 31 de Março

Entrada do Setor 11

Rua Salvador de Sá esquina com a Rua Marquês de Pombal

Rua Frei Caneca em frente ao Setor 11

Rua José de Alencar esquina com Rua Paraíso

Rua Henrique Valadares com Rua Frei Caneca (dispersão)

Rua Henrique Valadares saída do túnel (dispersão)

Rua Henrique Valadares (dispersão)

Rua Presidente Barroso com Rua Júlio do Carmo

Rua Presidente Barroso com Travessa dos Pedregais

Rua Presidente Barroso com Tomás Rabelo

Rua Salvador de Sá esquina com Travessa Lopes

Rua Sr. Do Matosinho esquina com Travessa Lopes

Estacionamento irregular:

A SEOP vai operar diariamente com 15 reboques para coibir o estacionamento irregular no entorno do Sambódromo durante os desfiles das escolas de samba. A retirada de veículos removidos pela Seop acontecerá normalmente nos dias de Carnaval. O depósito funcionará de 8h às 17h.

Comércio ambulante:

174 ambulantes estão autorizados a trabalharem em barracas padronizadas, localizadas no entorno do Sambódromo.

SECONSERVA

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos implantará pelo segundo ano consecutivo o Centro de Operações Avançado na Marquês de Sapucaí. A estrutura de contêineres será instalada atrás da arquibancada do Setor 1, ao lado do Terreirão do Samba, e já tornou-se uma realidade em grandes eventos realizados na cidade do Rio de Janeiro, como o Revéillon de Copacabana. Operadores estarão monitorando a região no entorno do Sambódromo por meio de 42 câmeras durante todas as noites de desfiles dos grupos de Acesso e Especial.

Todas as ações emergenciais das equipes da Defesa Civil, Secretaria de Conservação, Rioluz, Comlurb e outros órgãos da Prefeitura do Rio serão controladas de lá. As equipes estarão de plantão no próprio Sambódromo. O ambiente interno da estrutura reproduz a sala de controle do Centro de Operações Rio (COR), na Cidade Nova, com um ‘vídeo wall’ de mais de 20 telas em LED de 42 polegadas.

Além de estar mais próximo das ocorrências, a utilização do Centro de Operações Avançado permite que os operadores de plantão no COR possam cuidar do monitoramento de outras áreas da cidade, deixando questões referentes ao entorno da Marquês de Sapucaí com a unidade avançada.

Por noite, oito operadores irão trabalhar no Centro de Operações Avançado supervisionados por um coordenador que atua diariamente no COR. Ano passado, a estrutura foi muito útil para agilizar atendimentos de emergência, principalmente na região da dispersão da Avenida. A expectativa é que a estrutura esteja completamente finalizada e já em funcionamento na quinta-feira (27/02).

A grande novidade da Secretaria de Conservação e do Centro de Operações Rio para o Carnaval 2014 será a utilização da hashtag #CarnavalRio. A utilização da ferramenta tecnológica visa aproximar ainda mais os cariocas da prefeitura durante a festa de momo. Por meio da hashtag será possível fazer sugestões, elogios ou reclamações. Uma equipe de de 10 profissionais estará de plantão 24h durante os quatro dias de folia (sábado, domingo, segunda e terça) fazendo a triagem da utilização da hashtag. O objetivo da Secretaria de Conservação é responder todos os internautas.

No período diurno, a equipe trabalhará no Centro de Operações Rio. No turno da noite, estarão de plantão no Centro de Operações Avançado. Sempre que necessário, equipes operacionais serão deslocadas para as ocorrências citadas pelos internautas. Ao término do Carnaval, um relatório será produzido com as principais solicitações dos usuários e o documento será utilizado para aprimorar a operação do Centro de Operações e demais órgãos para o Carnaval de 2015.

LIMPEZA URBANA

A Comlurb preparou um grande esquema de trabalho que envolve até 600 garis e outros profissionais, divididos em três turnos,  atuando para garantir, diariamente as limpezas diurna e noturna do Sambódromo, incluindo os setores par e ímpar, arquibancadas e pistas, concentração, dispersão, postos de saúde, Passarela do Samba e Terreirão do Samba. Outros 55 garis, em dois turnos, vão atuar na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho e 140 garis, em três turnos, na Lapa, Cinelândia e na Avenida Rio Branco, onde também haverá desfiles nos dias 2, 3 e 4 de março. Além disso, a Companhia colocará 1.100 contêineres para descarte dos resíduos na Passarela e 140 contêineres no Terreirão do Samba, e 200 contêineres na Estrada Intendente Magalhães.

Para a limpeza do Sambódromo e imediações, os garis terão o apoio diário de 60 máquinas e equipamentos, entre sopradores, caminhões basculantes e compactadores, pipas d’água, pás carregadeiras e mini varredeiras. Em 2013, foram removidas 637 toneladas de resíduos na Marquês de Sapucaí, Terreirão e nas ruas de acesso.

Coleta Seletiva no Sambódromo:

O serviço de coleta de latas de alumínio e garrafas plásticas será feito por 98 garis e 44 catadores, numa parceria da Comlurb, Coca-Cola Brasil, Liesa e Riotur. A venda do material é destinada aos próprios catadores. Cada trabalhador recebe tíquetes para lanches e um kit composto de boné, camiseta, bermuda, tênis e capa de chuva. Trezentos contêineres para coleta seletiva estarão disponíveis em toda a área do Sambódromo e serão distribuídas 500 mil sacolas biodegradáveis para o público armazenar os recicláveis. Quatro caminhões serão utilizados na remoção dos recicláveis. Em 2013, foram coletadas 60 toneladas de materiais recicláveis na Passarela do Samba durante os dias de desfiles.

Postos de Saúde:

A limpeza e desinfecção dos nove postos médicos instalados ao longo da Passarela do Samba e Terreirão, assim como a coleta dos resíduos biológicos desses postos, também ficam a cargo da Comlurb, que destacará 22 garis, quatro encarregados e um gerente para os serviços. Os trabalhos serão realizados todos os dias de desfiles, sempre das 16h às sete horas.

SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) organizou um esquema especial de atendimento para os foliões durante o Carnaval. Quem for assistir aos desfiles no Sambódromo contará com sete postos de assistência médica, que funcionarão com um total de 33 leitos, sendo sete de suporte avançado para casos de maior gravidade. Os postos estarão localizados nos setores 1 (concentração), 2, 7, 8, 10 (Rua Salvador de Sá), 11 e Apoteose (dispersão). Os foliões que forem aproveitar os shows no Terreirão do Samba contarão com dois postos de assistência, que funcionarão com seis leitos, sendo dois de suporte avançado.

Cerca de 200 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além do apoio administrativo, estarão de plantão nos postos de atendimento. Os recursos humanos das equipes de saúde serão compostos por médicos de diversas especialidades (clínicos, cirurgiões gerais, ortopedistas, pediatras, neurocirurgiões, etc.) e por profissionais de enfermagem, que se alternarão nos plantões durante todos os dias de evento.

Para os casos que necessitarem de remoção, estarão disponíveis 16 ambulâncias UTIs, com equipes de saúde independentes, compostas por médicos e enfermeiros. A Central Municipal de Regulação de Leitos dará suporte em caso de necessidade de transferência de pacientes e os hospitais da rede municipal de saúde estarão de prontidão, preparados para receber os casos mais graves.

Os postos funcionarão das 17 horas até o término dos desfiles, na sexta-feira (28/02) e sábado (01/03) durante a apresentação do Grupo de Acesso; no domingo (02/02) e na segunda-feira (03/03) durante o desfile do Grupo Especial; terça-feira (04/03) no desfile das crianças, além do sábado das Campeãs (08/03).

Em 2013, foram realizados 2.617 atendimentos nos nove postos de saúde instalados no Sambódromo e Terreirão do Samba durante os seis dias de desfiles, além da apuração. As principais causas foram pequenos ferimentos, crise hipertensiva (pressão alta), mal estar e cefaléia (dor de cabeça), causados pelo calor. Desse total, 99 pacientes foram transferidos para hospitais da rede municipal.

A Vigilância Sanitária Municipal realizará inspeções dia e noite no Sambódromo, Terreirão do Samba, bailes em clubes e casas noturnas, além de bares e restaurantes localizados em ruas por onde circulam bandas e blocos. Ao todo, 30 fiscais estarão presentes na Marquês de Sapucaí para inspecionar quiosques e cozinhas destinadas ao fornecimento de alimentos aos camarotes. Denúncias e reclamações deverão ser feitas pelo telefone 1746.

DEFESA CIVIL

A Defesa Civil Municipal contará com uma equipe formada por técnicos e engenheiro de prontidão na Marquês de Sapucaí durante todos os dias de desfiles das escolas de samba. Viaturas com equipamentos de segurança e para resgates também estarão baseadas no Sambódromo para realizarem atendimentos emergenciais. Outras equipes estarão de plantão na sede do órgão, em Vila Isabel, e na gerência de Santa Cruz para atenderem ocorrências de toda a cidade.

LIGHT

A operação especial da Light, que participa da infraestrutura da cidade, será realizada até 08/03, quando ocorre o Desfile das Campeãs. Nesse período, o Sambódromo receberá alimentação de quatro circuitos subterrâneos da Light e contará com uma equipe de emergência de plantão em todos os dias do evento. São realizadas também fiscalização e repressão ao furto de energia nas regiões em torno do Sambódromo e dos locais de realização dos bailes públicos da Prefeitura.

A Light realizou ainda manutenções preventivas em cinco circuitos aéreos no perímetro do Sambódromo, nas Subestações Frei Caneca e Camerino supridoras desses circuitos e, juntamente com a Riotur, efetuou testes na rede elétrica na passarela do Samba.

Dicas de segurança:

Para comemorar o Carnaval, é comum enfeitar ruas e comércios, a Light alerta para alguns cuidados que podem garantir mais segurança à festa:

•    Na decoração, não usar serpentinas metálicas;

•    Não colocar enfeites na rede elétrica, ou em postes;

•    Não soltar fogos de artifício próximo à rede elétrica;

•    Fios remendados, ou desencapados aumentam risco de curto-circuito;

•    Os enfeites devem ser confeccionados, preferencialmente, em plástico;

•    Eles devem ser presos sempre com barbante comum ou fitilho plástico;

•    Nunca devem ser usadas fitas metalizadas, papel alumínio ou papel laminado, pois esses materiais são condutores de eletricidade;

•    Arames ou fios de cobre, mesmo fininhos, são totalmente desaconselhados por possibilitarem, com maior facilidade, o choque elétrico;

•    A amarração dos enfeites deve ser sempre feita de poste a poste, um metro abaixo da rede elétrica;

•    É bom lembrar que, mesmo a rede de baixa tensão (as que ficam mais abaixo no poste) e os ramais de ligação (que ligam a rede à entrada do medidor do consumidor), são extremamente perigosos se não forem manuseados por pessoas especializadas e dentro das normas de segurança exigidas;

•    Cuidado com os carros alegóricos dos blocos, ou qualquer outro tipo de veículo que possa encostar e afetar a rede elétrica;

•    Para quem vai viajar, a dica é não deixar equipamentos ligados para evitar desperdício de energia, inclusive os que ficam no modo stand by, como computadores e televisores.

Veja também o que funciona:

As agências comerciais da Light e o chat (atendimento online) não funcionarão nos dias 3 e 4 de março, segunda e terça-feira, devido ao Carnaval. No dia 5, Quarta-Feira de Cinzas, o atendimento online será das 12h às 20h. Já nas agências comerciais, o funcionamento será das 12h ao fim do expediente de cada estabelecimento. Confira o endereço e horário de funcionamento das agências comerciais no linkhttp://www.light.com.br/repositorio/institucional/agencias-atendimento.html.

Nos canais de atendimento 24 horas, a Light estará à disposição dos seus clientes:

– Para informar falta de luz,  “Light já” – envie o Código da Instalação por SMS para o nº 54448;

– Agência Virtual (www.light.com.br);

– Aplicativo Light Clientes para iPhone e Windows Phone (gratuito na App Store e no Windows Marketplace);

– Redes Sociais (twitter/lightclientes e facebook/lightclientes);

– Disque-Light Emergência (0800 021 0196);

– Disque-Light Comercial (0800 282 0120).

Ligações festivas:

Para ligações festivas do comércio ambulante no Carnaval, ou seja, ligações elétricas usadas para iluminar ruas, ou barracas na folia, a Light está à disposição dos clientes em suas agências comerciais. O pedido e o pagamento das ligações festivas feitas pelos técnicos da companhia devem ser realizados com a maior antecedência possível, sendo o prazo limite de até três dias úteis antes do evento.

Os interessados devem procurar as agências da Light, levando documentos pessoais e a autorização de funcionamento especial emitida pelas Prefeituras.

Para atendimento às barracas montadas no entorno do Sambódromo, a Light montou esquema especial, que funciona na agência Rua Larga (Av. Marechal Floriano, 168, no Térreo, no Centro). Os sorteados pela Prefeitura do Rio para trabalhar no Sambódromo devem procurar a agência Rua Larga, até 27 de fevereiro, até as 17h.