Noticias

Prefeitos do interior do RJ se reúnem para criar medidas contra violência

Na reunião dos prefeitos dos municípios de Rio das Ostras, Macaé, Quissamã, Conceição de Macabu, Carapebus e Casimiro de Abreu, na última segunda-feira (03/02), foi aprovada a criação do Consórcio Reginal de Segurança Pública que propõe medidas que auxiliem a redução do índice de violência na região. O encontro também contou com a participação dos presidentes das câmeras de vereadores, dos secretários de Segurança Pública dos municípios, do comandante do 6º Comando de Policiamento da Área, coronel Sales, além do cel. Ramiro Campos, comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar.

Segundo a Prefeitura de Rio das Ostras, com o consórcio será possível buscar apoio e recursos nas esferas estadual e federal para combater a violência nas cidades do interior, problema que aumentou com a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) na capital e a consequente interiorização do crime que a iniciativa causou.

A primeira reunião do grupo acontece nessa terça-feira (04/02), às 9h, na secretária de Segurança Pública de Macaé. Na reunião serão apresentadas as dificuldades de cada município para a melhor elaboração de planos para o consórcio, que deve ser assinado ainda este mês pelos prefeitos.

A segunda iniciativa que já está em pauta para a reunião é a permanência e amplicação das instalações da Companhia de Prática Pedagógica da Polícia Militar, em Rio das Ostras, que foi inaugurada em 15 de outubro de 2013 e reúne 100 policiais aprovados no concurso técnico e que precisam ser qualificados antes de assumir.

Os prefeitos aprovaram a ideia de se unir para construir mais duas salas e alojamento para ampliar o número de 100 para 200 policiais. De acordo com o comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Ramiro Campos, o índice de violência caiu em 40% desde que foi inaugurada a Companhia em Rio das Ostras .

Fonte: G1