Noticias

Mamógrafo móvel inicia atendimento em Duque de Caxias

rioimagem_materia

Secretário de Estado de Saúde, Marcos Musafir, foi conferir o início das operações. A unidade itinerante, instalada na Praça do Pacificador, vai permanecer na cidade até 26 de fevereiro e beneficiar pacientes de mais seis cidades: São João de Meriti, Belford Roxo, Nilópolis, Nova Iguaçu, Magé e Mesquita

O Mamógrafo Móvel da Secretaria de Estado de Saúde, que se encontra em Duque de Caxias, recebeu nesta terça-feira, 04 de fevereiro, a visita do secretário de Estado de Saúde, Marcos Musafir. A unidade itinerante, instalada na Praça do Pacificador (Praça do Teatro Raul Cortez) – Centro, vai permanecer na cidade até 26 de fevereiro e beneficiar pacientes de mais seis cidades: São João de Meriti, Belford Roxo, Nilópolis, Nova Iguaçu, Magé e Mesquita. O serviço, inaugurado em dezembro em Niterói, realizou 242 ultrassonografias e 590 mamografias desde então.

Para otimizar o agendamento dos exames, feito pelas secretarias municipais de Saúde, a Prefeitura de Duque de Caxias montou um posto de saúde ao lado do Mamógrafo Móvel com ginecologistas que estão atendendo à população feminina e fazendo o pedido dos procedimentos, quando necessários.

– É obrigação do Estado realizar ações em prol da saúde da população e quando conseguimos a parceria das Prefeituras, como aconteceu aqui em Duque de Caxias, fica mais fácil. A saúde da mulher é fundamental porque ela é a responsável pelo núcleo familiar e quando ela mostra essa preocupação, a tendência é que toda a família passe a se cuidar também. Espero que a população de Caxias nos ajude a promover o serviço de mamografia móvel, espalhando a notícia, promovendo a prevenção e, com isso, ajudando a promover a vida – resaltou Musafir.


O serviço – 
O Mamógrafo Móvel disponibiliza exames digitais de mamografia e ultrassonografia a pacientes do Sistema Único de Saúde, além da possibilidade de realizar biópsias mamárias ali mesmo caso o médico detecte alguma alteração no procedimento, evitando perda de tempo entre o diagnóstico e o tratamento. A iniciativa visa, principalmente, o diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre mulheres no Brasil, que registra cerca de 13 mil mortes por ano de biópsias mamárias.

O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30, e, aos sábados, das 8h às 15h. O aparelho tem capacidade de realizar, diariamente, cerca de 60 mamografias e 30 ultrassonografias, além de 25 biópsias semanais. Os exames duram cerca de 20 minutos.

A dona de casa Amélia Brito, de 62 anos, moradora de Caxias, comemorou a chegada do Mamógrafo Móvel à região.

– Acho ótimo esse exame chegar aqui porque temos que cuidar da saúde pra poder envelhecer bem. Tenho vizinhas que tiveram câncer de mama e se tivessem descoberto mais cedo tudo teria sido mais fácil – contou.

Inspiração em projetos de sucesso – A unidade móvel foi inspirada nos Tomógrafos e Ressonância Magnética Móveis, projetos da SES que já realizaram, juntos, mais de 110 mil exames desde 2009. Assim como nos dois serviços, o Mamógrafo Móvel foi instalado numa carreta especial que é composta por 2 mamógrafos, 1 aparelho de ultrassonografia e sistema informatizado que permite a avaliação e a liberação do laudo na unidade.

Agendamento – Os agendamentos dos serviços de mamografia e ultrassonografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. O paciente que possui aparelho de celular, recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, os laudos são entregues ao município de origem dos pacientes.