Noticias

Mamógrafo móvel já realizou cerca de 380 exames em Niterói

Instalado em Niterói desde o dia 7 de janeiro, o Mamógrafo Móvel da Secretaria de Saúde – que disponibiliza exames digitais de mamografia, ultrassonografia e biópsias mamárias a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) – já realizou aproximadamente 380 exames na cidade. Estacionada na Rua Joaquim Costa Ribeiro, no centro do município, a unidade itinerante também atende moradoras de São Gonçalo, Itaboraí e Maricá e deve ficar no local até o próximo dia 30. A estimativa é de que o equipamento beneficie cerca de duas mil mulheres da Região Metropolitana, que foi escolhida para inaugurar o uso do equipamento móvel por ser a área com o menor percentual de exames de mamografia realizados em pacientes na faixa etária indicada para o rastreio.

A iniciativa estadual visa garantir o diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum da doença entre mulheres no Brasil. O próximo município a receber o mamógrafo será Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde deverá permanecer por um período de duas a quatro semanas, dependendo da demanda local.

– A unidade móvel ajuda no trabalho de prevenção não só do câncer como também de outras patologias da mama, e ainda facilita a realização de exames para pessoas que não têm acesso às unidades que oferecem o serviço. É importante que a população se beneficie deste instrumento de alta tecnologia que possibilita a detecção de doenças e ajuda na prevenção de casos mais graves – explicou o secretário de Saúde, Marcos Musafir, que visitou o equipamento nesta terça-feira (21/1).

Orçado em R$ 2,4 milhões, o aparelho foi inspirado nos Tomógrafos e Ressonância Magnética Móveis, projetos do Governo do Estado que já realizaram, juntos, mais de 110 mil exames desde 2009. Assim como nos dois serviços, o Mamógrafo Móvel foi instalado em uma carreta especial, que é composta por dois mamógrafos, um aparelho de ultrassonografia e sistema informatizado que permite a avaliação e a liberação do laudo no espaço. A nova unidade tem capacidade de realizar, diariamente, cerca de 60 mamografias e 30 ultrassonografias, além de 25 biópsias semanais. Cada exame tem duração média de 20 minutos e os agendamentos são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço do Estado e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento.

Moradora da Ilha da Conceição, em Niterói, Jorgina Pereira de Jesus, de 74 anos, realizou mamografia de rotina no equipamento itinerante e elogiou a agilidade do serviço.

– Fui muito bem atendida pelo médico e o exame foi feito rapidamente, sem necessidade de aguardar nem de enfrentar filas. Além disto, os equipamentos são modernos e o local é limpíssimo e bem refrigerado. Fiquei muito satisfeita – afirmou a aposentada.

A pensionista Nitza da Paixão Ferreira, de 67 anos, também aproveitou a presença da unidade para fazer mamografia, procedimento que não realizava há três anos.

– As mulheres não podem se descuidar da saúde, por isto, recomendo a todas as moradoras da região que venham fazer exames no mamógrafo móvel. A equipe médica foi muito atenciosa e me deu várias orientações a respeito de técnicas para detectar câncer. Com a unidade itinerante, as pessoas não vão precisar se deslocar até o Rio de Janeiro para fazer o exame. É um projeto muito útil que deveria ser realizado em todas as cidades brasileiras – disse a moradora do centro de Niterói, que ficou sabendo da iniciativa por meio da indicação de seu ginecologista.