Noticias

Inea informará condições de banho por trechos das praias

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) está modificando o boletim de balneabilidade das praias. A partir desta sexta-feira (10/01), a divulgação do monitoramento da qualidade das águas será por pontos específicos ao longo das praias da Zona Oeste a Zona Sul do Rio.

– O boletim de balneabilidade agora vai ser mais específico, de modo a dar mais segurança para o banhista -, avalia a presidente do Inea, Marilene Ramos.

Conforme ressalta, porém, o método de monitoramento das praias não sofrerá alteração. Amostras das águas continuarão sendo coletadas em pontos definidos, duas vezes por semana e analisadas nos laboratórios do Inea. A diferença é que antes o boletim consolidava os resultados dos pontos de coleta para todo o arco da praia. Agora, as informações serão detalhadas. As praias serão divididas em pontos de referência para que a população saiba com mais precisão onde é melhor entrar no mar.

Os pontos de amostragem serão definidos em função da extensão da praia, da concentração de banhistas, bem como, da proximidade de possíveis fontes de poluição. A sextas também será mantida a vistoria visual, assim como a verificação de florações de algas durante todo o verão. As análises poderão ser mais frequentes no caso de qualquer alteração nas condições do mar.

A avaliação da balneabilidade das praias é baseada em índices microbiológicos, em conformidade com os critérios determinados pelo Padrão de Balneabilidade do Conselho Nacional de Meio Ambiente – Conama (Resolução nº 274/2000). No Estado do Rio de Janeiro são monitoradas cerca de 120 praias abrangendo um total de 15 municípios.