
O Governo do Estado inaugurou na quinta-feira (16/1) um núcleo do projeto Esporte RJ em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Implantada pela Secretaria de Esporte e Lazer e administrada pela Organização Social Zico Fazendo a Diferença, a escolinha de futebol vai beneficiar até 100 jovens de 6 a 17 anos. Até o fim deste mês, serão inaugurados mais seis centros esportivos no município, com aulas de ginástica e futebol no Parque Paulista; de futsal na Vila Ema; de ginástica e futebol na Praça São Paulo; de futsal e ginástica em Parada Angélica; de ginástica em Pilar; e de futsal na Praça Jardim Anhangá.
Morador do Morro do Sapo, no bairro Parque Centenário, Jean Magalhães, de 10 anos, é um dos integrantes do time de futebol do novo núcleo, que recebeu uniforme completo. O jovem comemorou a chance de se tornar jogador de futebol profissional com a inauguração da unidade do Esporte RJ no campo de futebol society, na Rua Boa Viagem.
– A gente já jogava aqui neste campo, mas era todo cheio de buraco e, muitas vezes, não tinha nem bola. Achei muito legal o time. Quero ser jogador quando crescer – disse Jean, que, segundo seus companheiros de equipe, é o melhor jogador e o artilheiro da comunidade.
Para participar do time de futebol, os jovens precisam levar ao núcleo, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, documento de identificação e um atestado médico autorizando a prática esportiva.
– Enfatizamos o rendimento escolar. Aproveitamos o interesse dos alunos no futebol para incentivar os estudos. Os jovens aprendem que estudando poderão conseguir mais oportunidades – explicou o professor do núcleo Wendell Chagas.
O Esporte RJ tem como objetivo oferecer atividades desportivas e melhorar a qualidade de vida de crianças, jovens e idosos do Estado do Rio. Implantado há quase três meses, o programa prevê a instalação de mil núcleos, beneficiando 287.500 pessoas.