A Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) lança, nesta sexta-feira (6/12), um programa para apoiar celíacos e responsáveis por crianças portadoras de doenças celíacas. Coordenado pela professora dos cursos de Farmácia e Tecnologia em Produção de Fármacos Sabrina Dias, o projeto tem como objetivo criar um Centro de Convivência de Celíacos, que promoverá encontros a cada dois meses.
– Vamos oferecer um ponto de apoio para troca de informações entre os portadores da doença – afirmou a nutricionista.
O primeiro encontro será realizado em parceria com a Associação dos Celíacos do Brasil (Acelbra/RJ), e terá palestra e oficina. As dez primeiras pessoas que se inscreverem para assistir à palestra poderão participar da oficina de culinária com a nutricionista Flávia Ribeiro. Em seguida, haverá o debate com a vice presidente da Acelbra-RJ, Ester Benatti, sobre “Doença Celíaca sob a perspectiva do Celíaco”. Haverá ainda lanche sem glúten e sorteio de brindes. A palestra está marcada para as 15h.
A doença celíaca é uma patologia autoimune que afeta o intestino delgado de adultos e crianças. É estimado que no Brasil mais de 1 milhão de pessoas tenham a doença. Sintomas comuns, como diarréia e fadiga, fazem com que muitos não tenham o diagnóstico correto. O tratamento consiste basicamente em orientação nutricional sobre a dieta sem glúten.
O evento é gratuito e aberto para todas as pessoas. Inscrições e informações pelo e-mail celiaconauezo@gmail.com.
A Uezo é uma instituição do Governo do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, localizada na Avenida Manuel Caldeira de Alvarenga, 1.203, em Campo Grande.
Serviço
Data: 6 de dezembro de 2013
Horário: 15h
Local: Auditório da Uezo – Rua Manuel Caldeira de Alvarenga, 1.203, Campo Grande – RJ (No mesmo prédio do Instituto de Educação Sarah Kubtischek)
Evento Gratuito
Inscrições e informações pelo e-mail: celiaconauezo@gmail.com