Noticias

Nova Iguaçu inaugura centro de tratamento de leptospirose

 

rato

A Prefeitura de Nova Iguaçu inaugurou nesta segunda-feira (16), um centro de tratamento para atender casos de leptospirose, doença transmitida pela urina de rato. O centro funciona no Hospital Geral de Nova Iguaçu e foi equipado pelo Governo do Estado com 30 cadeiras, que servem para a hidratação de pacientes e testes rápidos de identificação da doença.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira, este centro é referência para que pacientes recebam o tratamento correto. “Estamos nos preparando porque as chuvas que atingiram a cidade, na quarta-feira (11) podem provocar um surto”, enfatiza o secretário.
Após o contato com a água contaminada pela urina de rato, os primeiros sinais da leptospirose podem aparecer no período de um a 30 dias, por isso, segundo o secretário Luiz Antônio Teixeira, o número de casos de leptospirose no município deve aumentar nos próximos dias.
Segundo o médico infectologista, Robsney Ferreira Avelar, entre os sintomas da doença estão: febre, dores de cabeça, dores no corpo e nas panturrilhas, relatou o médico. Quem apresentar estes sintomas, deve procurar o centro de referência do Hospital da Posse, que está funcionando 24h, para fazer o exame. Caso o exame seja positivo, o paciente inicia o tratamento imediatamente. O tratamento é baseado no uso de antibióticos, hidratação e suporte clínico orientado por um médico. Ainda segundo o Robsney, os casos mais graves precisam ser internados. “Os pacientes mais graves podem apresentar problemas renais, respiratórios e até neurológicos. É importante procurar um médico ao primeiro sinal da doença”, aconselha o especialista.
Além da leptospirose, o contato com águas das enchentes pode causar doenças como: febre tifóide, hepatites A e E, dengue e cólera.

Entenda a leptospirose

O infectologista explica que a leptospirose é uma doença presente na urina de rato causada por uma bactéria chamada leptospira. Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presentes em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama. Qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama contaminadas poderá se infectar. A bactéria da leptospirose penetra na pele, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão.
É preciso estar atento aos sintomas da doença. “Freqüentemente são confundidos com uma gripe um com a dengue por causa da semelhança dos sintomas. Portanto o recomendado é procurar uma Unidade de Saúde para o diagnóstico certo”, esclarece o infectologista.

>>Dicas – O especialista reforça a necessidade de, após uma enchente, lavar e desinfetar com água sanitária, o chão, as paredes, os objetos caseiros e as roupas atingidas. A proporção é de 4 xícaras de café deste produto para um balde 20 litros de água. Todo o alimento que teve contato com água contaminada deve ser jogado fora, mesmo que estejam embalados com plástico ou fechados(garrafas pet, leite, grãos ensacados).