Segundo informações da Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio, os 1.316 alunos das redes pública e particular que fizeram os exames do novo processo seletivo da Secretaria de Estado de Educação, no domingo (15/12), já podem conferir seus erros e acertos. A Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) disponibiliza em seu portal –www.ceperj.rj.gov.br – os gabaritos preliminares das provas de Português, Matemática e Ciências. O resultado preliminar da redação, aplicada no mesmo dia, será conhecido em 27 de dezembro. Esses estudantes que querem cursar a 1ª série do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, em 2014, disputam 211 vagas em cursos técnicos de cinco colégios estaduais.
Depois de conferir as respostas da banca examinadora, o candidato que se julgar prejudicado poderá recorrer contra os gabaritos preliminares junto à Ceperj, até quarta-feira (18/12). Mas para entrar com o requerimento, precisará seguir os seguintes procedimentos: deverá estar acompanhado de seu representante legal; redigir o recurso em formulário próprio, por questão, com indicação precisa daquilo em que se julgar prejudicado; fundamentar o documento, detalhando seu questionamento e comprovando suas alegações com a citação de páginas de livros, nomes de autores, juntando cópias dos trechos ou páginas que sirvam de comprovantes, sempre que possível.
O prazo para recursos começa nesta segunda-feira, quando também entra na página da organizadora o modelo do formulário. Depois de preenchido corretamente, o documento deverá ser entregue na sede da Ceperj, na Avenida Carlos Peixoto, 54, térreo, Botafogo, Zona Sul do Rio. O prazo para apresentação dos recursos vai das 10h desta segunda-feira e termina às 16h de quarta. Os candidatos que pretendem entrar com requerimento para ficarem atentos à data final estabelecida no cronograma, pois ela não será prorrogada. Não serão aceitos recursos encaminhados por fax, internet ou via postal.
Importante lembrar que será indeferido liminarmente o documento que não estiver fundamentado ou for entregue fora do prazo previsto no cronograma. Após julgamento dos recursos, os pontos correspondentes às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos, indistintamente. Se houver alteração do gabarito por força de impugnações, ela valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido. O resultado do julgamento será divulgado em 27 de dezembro.
Para a prova de domingo, a Ceperj convocou 2.453 alunos, dos quais 1.316 marcaram presença. O exame apresentou 40 questões, valendo dois pontos cada uma, distribuídas pelas disciplinas estabelecidas por curso. Para os candidatos às vagas dos cursos oferecidos no C.E. Chico Anysio, no Ciep 449 Governador Leonel de Moura Brizola, Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade e C.E. Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto foram apresentadas questões de Língua Portuguesa e Matemática. Os alunos que optaram pelo curso técnico de Telecomunicações no Colégio Estadual Hebe Camargo responderam também às questões de Ciências.