Noticias

TJRJ decreta luto oficial de três dias por mortes em invasão ao Fórum de Bangu

A presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargadora Leila Mariano, decretou luto oficial de três dias pelas mortes ocorridas após o atentado no Fórum de Bangu, na Zona Oeste do Rio, na última quinta-feira, dia 31/10. No incidente, um grupo de criminosos fortemente armados, munidos de fuzis, tentou resgatar um preso que estava no local em razão de uma audiência. O anúncio do luto foi feito nesta segunda-feira, 4/11, na abertura da sessão do Órgão Especial. “Nós, do Poder Judiciário, estamos de luto”, declarou.

A presidente do TJ sugeriu, inclusive, o nome do 3º sargento da Polícia Militar Alexandre Rodrigues de Oliveira, morto no atentado para receber, em homenagem póstuma, o Colar do Mérito Judiciário, entregue no Dia da Justiça, comemorado em 8 de dezembro, às personalidades que prestaram relevantes serviços à cultura jurídica e ao Judiciário fluminense. “Ele foi decisivo para que não houvesse uma mortandade muito maior”, ressaltou a desembargadora Leila Mariano.

No dia seguinte ao incidente, a presidente do TJ, por meio de nota oficial, lamentou as mortes do menino Kayo da Silva Costa e do 3º sargento da Polícia Militar Alexandre Rodrigues de Oliveira e se solidarizou com as famílias das vítimas, tendo se colocado à disposição para prestar todo o atendimento e suporte necessários.

O Fórum de Bangu, que permaneceu fechado na última sexta-feira (1º/11) para a realização de perícia, foi reaberto hoje. “Abrimos o Fórum para receber os servidores e todas as pessoas que forem lá nos procurar, mas com a ciência de que todos estão muito abalados”, afirmou a desembargadora.