
Com o objetivo de criar uma cultura de prevenção na população fluminense, a Secretaria de Defesa Civil (Sedec) promove, nesta sexta-feira (29/11), das 11 horas ao meio-dia, exercícios simulados de desocupação em todo o Estado. A ação marca o Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, comemorado pelo segundo ano consecutivo no Rio de Janeiro. A iniciativa consiste na mobilização da sociedade para participar de simulados de desocupação em áreas com risco de desabamento, prédios públicos e privados, escolas e comunidades onde estão instaladas sirenes de alerta e alarme.
De acordo com o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, a proposta é que, em um curto prazo, o Dia 29/11 seja um marco para a efetivação de políticas públicas de redução de riscos de desastres.
– A participação da sociedade é fundamental para conseguirmos reduzir os riscos – diz Simões.
Mobilização
Na capital, 235 edificações serão desocupadas às 11 horas, 11h30min e meio-dia, com o auxílio de militares do Corpo de Bombeiros e técnicos da Defesa Civil estadual. Em todo o Estado, serão 364 prédios. A ideia é instruir o público sobre as medidas de prevenção e fornecer orientações sobre escape em caso de acidentes diversos e incêndios.
Entre as edificações públicas e particulares que aderiram ao Dia 29/11 estão o da Nova Cedae, Tribunal de Justiça, BNDES, Palácio Guanabara, Assembleia Legislativa e Biblioteca Nacional. O ponto de encontro do evento será no Largo da Carioca, no Centro do Rio, onde a concentração de participantes é maior. Na ocasião, haverá uma exposição de viaturas e equipamentos da corporação para o público.
– Os bombeiros vão atuar nos exercícios checando, com a população, as escadas de emergências, os extintores, os mapas de fuga, a iluminação e a sinalização de emergência das edificações – explica Simões.
Áreas de risco
Nove comunidades da capital que dispõem do Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes participarão da ação: Morro da Cachoeira, Morro da Cotia, Santa Teresinha, Dona Francisca, Cachoeirinha, Barro Preto, Vila Cabuçu, Barro Vermelho e Comunidade dos Pretos Forros. Na Região Serrana, as sirenes serão acionadas simultaneamente em 54 comunidades, envolvendo cerca de 62 mil pessoas. Os moradores desses locais, orientados por agentes da Defesa Civil estadual, sairão de suas casas e seguirão para os pontos de apoio de suas regiões.
Este ano, o exercício simulado contará ainda com a participação de alunos do ensino fundamental de todo o Estado. Estarão envolvidas na ação cerca de 105 mil pessoas – alunos, professores, funcionários e diretores, em 350 escolas, distribuídas por 88 municípios fluminenses.
O Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres contará, ainda, com o apoio de instituições como a Cruz Vermelha, a Liga de Radioamadores, o Clube de Motociclistas, a Ong CARE do Brasil, órgãos públicos e prefeituras municipais.
• Números do Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres
PRÉDIOS
364 prédios participantes em todo o Estado
235 prédios participantes na Capital
34 municípios participantes
1905 militares escalados
136 viaturas empenhadas
COMUNIDADES EM ÁREAS DE RISCO
9 comunidades participantes na Capital
54 comunidades participantes na Região Serrana – envolvendo 62 mil pessoas
ESCOLAS
105 mil pessoas – alunos, professores, funcionários e diretores
355 escolas – 259 municipais, 89 estaduais e 7 particulares em 88 municípios fluminenses