A Rede Recila Rio, inaugurada nesta quinta-feira (14/11), vai gerar emprego e renda para 120 catadores. A iniciativa da concessionária responsável pelos trens urbanos ocupa uma área de 2. 000 metros quadrados na estação Cascadura, onde serão reciclados papéis, alumínio, plástico, garrafas pet, papelão e embalagem longa vida.
– Com a Rede Recicla Rio, contribuímos gerando trabalho e renda, e participamos mais ativamente da vida dos nossos passageiros – disse o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha.
O secretário de Transportes, Julio Lopes, também reforçou o comprometimento da concessionária:
– Este projeto não é só uma atividade de reciclagem, mas de respeito. Estamos plantando a semente do futuro e da qualidade de vida para a população, principalmente aos que vivem no entrono da ferrovia – afirmou o secretário.
A Rede Recicla Rio contribuirá com as atividades de reciclagem, gerando trabalho e renda aos catadores de cinco cooperativas parceiras do projeto: Coopcal, CoopQuitungo, Coop Rio Oeste, Cootrabom e Cooperativa São Vicente de Paulo. Todas contam com caminhões próprios para recolhimento do resíduo reciclável e estima-se que, por mês, 200 toneladas sejam recolhidas e encaminhadas à rede. O empreendimento garante uma renda mensal para cada catador e a oportunidade de que a cooperativa negocie diretamente o material produzido com importantes indústrias, o que representa uma valorização no preço final.
Além das atividades de reciclagem, gestores da SuperVia ministrarão uma vez por mês palestras para os catadores cadastrados sobre questões jurídicas e financeiras, de segurança do trabalho, noções de marketing, informática, entre outros. O espaço também agrega outros valores sustentáveis e aproveita, por exemplo, a água da chuva, captada pelo telhado, reutilizando-a na limpeza do local. A iluminação é feita por lâmpadas em led, mais econômicas e duráveis. O espaço conta, ainda, com copa e sala de treinamento e inclusão digital.