Noticias

Procon autua 5 filiais do Supermercado Mundial em operação conjunta com a Secretaria de Fazenda

Editada_1385492698.24.jpg

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor realizou nesta terça-feira, 26 de novembro, operação em conjunto com a Secretaria de Estado de Fazenda para identificar redes de varejo que estejam com produtos vencidos e praticando sonegação fiscal. No primeiro dia da Operação Jingle Bells, numa alusão já ao Natal, fiscais do Procon-RJ vistoriaram 20 lojas e um depósito da rede de Supermercados Mundial. Cinco filiais da rede foram autuadas e serão multadas. Os agentes recolheram 12kg e 120g de alimentos vencidos e 350g de produtos sem a identificação do prazo de validade.

Chamou a atenção dos fiscais o prolongamento do prazo de validade de alguns produtos determinado por conta e risco do supermercado, como verificado no Mundial do Recreio dos Bandeirantes. Os fiscais encontraram, por exemplo, 1kg e 420g de queijo gorgonzola cuja validade dada pelo fabricante era de 10 dias, mas o supermercado colocou etiqueta no produto aumentando esse prazo para 14 dias. Como os produtos ainda se encontravam dentro do prazo de validade original, os fiscais determinaram que as verdadeiras datas de vencimento fossem restituídas em suas etiquetas e autuaram o estabelecimento por informação adulterada.

Outro destaque encontrado em todas as filiais da rede, nesse caso positivo, foi a ausência de carne previamente moída e cartazes informando que ela poderia ser moída na hora da compra se o freguês desejasse.

“O supermercado Mundial foi o primeiro a cumprir essa exigência do Procon-RJ. Carne previamente moída é proibida por lei. Assim o consumidor tem garantia de que está levando a carne que deseja. E os cartazes que mandamos colocar informando sobre azeites virgens que se anunciam como extravirgens continuam nas prateleiras. O consumidor agradece”, comentou a secretária de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos.

As filiais da rede fiscalizadas que não apresentaram irregularidades são as seguintes: Mundial Tijuca (Rua do Matoso), Mundial Largo da Barra (Praça Desembargador Araújo Jorge), Mundial Tauá (Av. Paranapuã), Mundial Tijuca (Rua Santo Afonso), Mundial Ilha (Estrada da Cacuia), Mundial Curicica (Estrada dos Bandeirantes), Mundial Baidrro de Fátima (Rua do Riachuelo), Mundial Freguesia (Estrada de Jacarepaguá), Mundial Santo Cristo (Rua Santo Cristo), Mundial Praça Seca (Rua Cândido Benício), Mundial Irajá (Av. Monsenhor Félix), Mundial Vaz Lobo (Av. Vicente de Carvalho), Mundial Tijuca (Rua Conde de Bonfim), Mundial Irajá (Ceasa) e Mundial Jardim Oceânico (Av. Érico Veríssimo), além do depósito em Inhaúma.

Balanço da Operação Jingle Bells: 

1 – Mundial Ramos (Rua Uranos, 945) – 30 steaks empanados de frango Perdigão (100g cada) vencidos em setembro.

2 – Mundial Copacabana (Rua Siqueira Campos, 71) – 6kg e 505g de tomate seco com tempero vencidos.

3 – Mundial Engenho Novo (Rua Souza Barros, 164) – 17 Sandubas Perdigão (145g cada) vencidos.

4 – Mundial Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 24) – 150g de linguiça calabresa vencidos e 350g de salsicha e salaminho sem informação.

5 – Mundial Recreio (Av. das Américas, 13,701) – Produtos fatiados estavam com o prazo de validade estendido: 1kg e 420g de queijo gorgonzola com prazo de validade de 14 dias, sendo que a recomendação do fabricante é de apenas 10 dias; 3kg de 230g de lombo canadense com vencimento na bandeja de nove dias, sendo que a recomendação do fabricante é de cinco dias.