O governador Sérgio Cabral reafirmou, nesta segunda-feira (11/11), que o processo de pacificação seguirá em andamento no Rio de Janeiro. Segundo ele, as ocupações para retomada dos territórios e a posterior inauguração das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) acontecerão de acordo com o planejamento da Secretaria de Segurança.
– As UPPs vão continuar sendo instaladas sim, os territórios vão continuar sendo recuperados sim. A Polícia Militar tinha 38 mil policiais militares, hoje são 46 mil. E até julho do ano que vem serão formados quase 5 mil novos PMs. Quando entrei no governo, os gastos em Segurança Pública não chegavam a R$ 2,5 bilhões. Em 2014, serão R$ 7 bilhões, só com folha de pagamento de ativos das policias e dos bombeiros militares – ressaltou o governador em cerimônia no Palácio Guanabara.
O projeto das UPPs começou a funcionar em 19 de dezembro de 2008, quando foi instalada a primeira Unidade, no Morro Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul. Desde então, 34 já estão implantadas. As próximas unidades serão instaladas, ainda este mês, nas comunidades do Lins e Camarista Méier totalizando 36. Até 2014, a previsão é de que sejam 40.
Atualmente, cerca de 8,5 mil PMs atuam nas UPPs. Esse número deve chegar a 12,5 mil até 2014.