Noticias

Campanha Natal da Eletrorreciclagem tem nova edição lançada pelo Estado do Rio

1855166

Segundo a Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio, até o dia 20 de dezembro, seis postos de coleta espalhados pela cidade irão receber equipamentos eletroeletrônicos que contenham substâncias tóxicas. Televisores, teclados e computadores, que poderiam ser descartados de forma inadequada, contaminando o meio ambiente, receberão destinação correta na quarta edição da campanha Natal da Eletrorreciclagem, lançada pela Secretaria do Ambiente nesta quinta-feira (21/11), na estação do metrô da Carioca, no centro do Rio.

– O metrô, como um meio de transporte de grande capacidade, que leva mais de 650 mil pessoas por dia, precisa estar engajado em despertar a consciência ecológica e sustentabilidade na cidade – disse o gerente de relações institucionais do Metrô Rio, Luiz Fernando Mello.

Desde o seu lançamento, em 2010, a iniciativa já coletou cerca de 20 toneladas de lixo eletrônico. De acordo com o secretário do Ambiente, Carlos Minc, a reciclagem do material possibilita a montagem de novos computadores nas quatro fábricas verdes do Estado. Cada quatro máquinas descartadas geram um novo micro.

– No Natal, as pessoas costumam renovar os equipamentos eletroeletrônicos, com novas aquisições. Os pontos brilhantes que existem em uma placa-mãe são metais pesados, como cobre e chumbo, que contaminam muito o meio ambiente. Com este material reciclável, podemos fazer novos computadores, que serão doados aos telecentros comunitários de ensino, transformando lixo eletrônico em inclusão digital – disse Minc.

Para a coordenadora do projeto e superintendente de Território e Cidadania, Ingrid Gerolimich, a iniciativa também contribui para a saúde da população.

– É fundamental fazer o descarte correto destes itens. Isto evita a proliferação de doenças e a contaminação dos rios e lençóis freáticos da cidade. O lixo tem valor agregado para muita gente e pode ser um grande gerador de renda – explicou Ingrid.