A prefeitura recomendou rotas alternativas para quem precisar circular de carro pelo Rio hoje — o primeiro dia útil com a Avenida Rodrigues Alves fechada no trecho entre a Avenida Professor Pereira Reis e a Rua Silvino Montenegro. A sugestão principal da Secretaria Municipal de Transportes é utilizar os caminhos pelos bairros de Benfica e São Cristóvão, para acessar a Tijuca, Zona Sul (via Túnel Rebouças) e Centro, sem transitar na área mais impactada pelas alterações.
Para quem for da Avenida Brasil para o Centro, é recomendável utilizar a Rua Célio Nascimento (acesso à Benfica), Viaduto Agenor de Oliveira (Viaduto da Mangueira), Radial Oeste e Praça da Bandeira. Da Linha Vermelha para a Tijuca, o trajeto é Campo de São Cristóvão, General Herculano Gomes, Viaduto Oduvaldo Cozzi e Avenida Maracanã.
Da Avenida Brasil para o Túnel Rebouças, a rota alternativa é passar pela Rua Bela, Viaduto Professor Rufino de Almeida Pizarro, Elevado Paulo de Frontin e Túnel Rebouças. Do Centro para a Linha Vermelha, é preferível utilizar a Presidente Vargas, Praça da Bandeira, Rua Ceará, Rua Francisco Eugênio, Avenida Rotary Internacional, Avenida do Exército e Campo de São Cristóvão. Já quem tem como destino a Avenida Brasil é recomendável utilizar o Viaduto Ataulfo Alves.
A partir de hoje, das 6h às 11h, será implantada faixa reversível na Via Binário, sentindo Centro, iniciando na altura da Rua da Gamboa e terminando na Avenida Rodrigues Alves. Há uma inversão do sentido viário da Rua da Gamboa, no trecho entre a Rua da União e a Rua Arlindo Rodrigues, que funcionará no sentido da primeira para a segunda via. Das 13h à meia-noite, diariamente, haverá interdição da Av. Professor Pereira Reis, pista sentido Centro, no trecho entre a Avenida Rodrigues Alves e a Via Trilhos, e no trecho entre a Rua Cordeiro da Graça e a Avenida Professor Pereira Reis.
O prefeito Eduardo Paes pediu para que os cariocas evitem ir ao Centro de carro, dando preferência aos transportes públicos e aos programas de carona solidária. “Sabemos que isso vai trazer transtornos para a população, mas é uma obra para melhorar a situação da cidade. Esse período é o de mais dificuldades”, ponderou Paes.
Aumentam as complicações
De acordo com especialistas em Engenharia do trânsito ,as interdições podem deixar o trânsito do Rio em uma situação ‘muito complicada’. Segundo eles, poderão ser vistos reflexos em outros lugares, antes não imaginados. Eles dizem que a situação vai complicar mais quando a Perimetral for derrubada (no dia 24), antes da conclusão da nova via. “Vai congestionar lugares que as pessoas não estão nem esperando, como o Túnel Rebouças”, disseram
